1º Encontro da recém-formada Comunidade Política Europeia

Nesta quinta-feira (6), acontece na capital da República Checa, a primeira reunião da recém-formada Comunidade Política Europeia, com os 27 líderes da União Europeia e de 17 outros países convidados para discutirem sobre a segurança e a paz no continente europeu, num contexto de guerra. O evento terá ao todo 44 chefes de Estado, no qual os representantes destacam que uma das principais pautas é o isolamento da Rússia na comunidade internacional devido à invasão militar à Ucrânia. O encontro da Comunidade Política Europeia ainda contará com o primeiro-ministro ucraniano, Denis Shmyhal, e a participação por videoconferência do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. 

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, declarou que o objetivo do encontro inaugural da Comunidade Política Europeia é juntar os países do continente europeu e proporcionar uma plataforma para a coordenação política, num cenário em que as dramáticas consequências da guerra da Rússia afetam os países europeus em muitas frentes. “A ambição é reunir os líderes em pé de igualdade e fomentar o diálogo político e a cooperação em questões de interesse comum para que, unidos, trabalhemos no reforço da segurança, estabilidade e prosperidade da Europa como um todo”, afirmou Michel.

Além dos membros da UE, participam também do fórum seis países dos Balcãs Ocidentais (Albânia, Macedônia do Norte, Kosovo, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro), as nações que recentemente pediram adesão à UE (Geórgia, Moldávia, Ucrânia), a Armênia e o Azerbaijão, assim como o grupo da Associação Europeia do Comércio Livre, dentre eles, Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein e, ainda o Reino Unido e Turquia, sendo que a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, e o líder da Turquia, Recep Erdogan, já confirmaram a presença.

Após a sessão plenária de abertura com os chefes de Estado serão apresentadas quatro mesas redondas para debates sobre assuntos como a paz e a segurança, a situação econômica, a energia e o clima, e a migração e a mobilidade. Também haverá depois reuniões bilaterais entre os líderes. Além disso, essa reunião antecede um Conselho Europeu informal dos líderes de governo da União Europeia (UE), que ocorre na sexta-feira, com 27 nações do bloco e o premiê da Ucrânia para debater o apoio financeiro e militar a Kiev, mas, especialmente a resposta à escalada dos preços da energia.

De acordo com Charles Michel o fórum da Comunidade Política Europeia também é uma preparação da reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, nos dias 20 e 21 de outubro. 

A Comunidade Política Europeia é uma nova plataforma de diálogo político que foi idealizada e lançada em maio deste ano pelo presidente da França, Emmanuel Macron, com o apoio de Charles Michel.

facebook sharing button
twitter sharing button
linkedin sharing button
whatsapp sharing button
telegram sharing button
email sharing button
sms sharing button
sharethis sharing button
próximo artigoNobel da Literatura: conheça o trabalho da escritora francesa Annie Ernaux
Artigo seguinteCinco mortos e 23 feridos em novos confrontos em presídio do Equador