Biblioteca Central de Ideias comemora 15 anos com programação virtual

Contação de histórias, dicas e atividade prática serão disponibilizadas nos canais digitais do Instituto Usiminas

No mês de abril, a Biblioteca Central de Ideias do Instituto Usiminas, localizada no Centro Cultural Usiminas, sempre faz uma programação educativa especial para comemorar o seu aniversário. Neste ano, com o espaço temporariamente fechado por medida de prevenção ao novo coronavírus, a data será celebrada virtualmente. A cada semana, será publicado nas redes sociais (@institutousiminas | facebook/institutousiminas) e site do Instituto Usiminas, um conteúdo alusivo à data, sempre com proposta de interação com o público. Estão previstas contação de histórias, dicas e atividade prática.

A primeira publicação já está disponível. É uma Contação de História com a Dama Produções, inspirada na obra de Rubem Alves. Ao longo do mês, o público também será convidado a publicar vídeos com livros que estejam lendo para servir de dica compartilhada de leituras para fazer em casa. Poesias recitadas também vão ser publicadas nas redes sociais e site do Instituto. E para encerrar a comemoração, no dia 28/4, a atividade “Livro em Família” apresentada em vídeo pela atriz Raquel Vieira vai ensinar a família a confeccionar um livro, juntos, em casa.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, convida a comunidade a acompanhar a programação interativa em homenagem à biblioteca que tem um papel tão importante para a comunidade. “Nossa biblioteca chega a 15 anos de um trabalho pautado pela formação de novos leitores em várias frentes. O Instituto Usiminas e a Usiminas orgulham-se em oferecer um espaço tão rico em conhecimento para a comunidade, a quem convidamos a participar virtualmente desta programação comemorativa”, salienta a diretora.

Com cerca de 13 mil sócios atualmente, a Biblioteca Central de Ideias foi fundada em abril 28 de abril de 2005 e possui atualmente acervo de mais de 8 mil livros, disponíveis para empréstimo gratuito. O local oferece, ainda, acesso gratuito à internet e espaços de leitura. Para associar-se é necessário apresentar documento pessoal, comprovante de endereço e foto 3×4. Além do espaço e empréstimo de livros, a biblioteca realizada contações de histórias ao longo do ano, para escolas e famílias.