Apesar das duas derrotas consecutivas que sofreu neste Campeonato Brasileiro, na última quarta-feira (19), por 1 a 0, para o Botafogo, no Engenhão, no Rio de Janeiro, e por 1 a 0, para o Internacional, neste sábado, no Beira-Rio, em Porto Alegre, são grandes as chances de o Atlético terminar a quinta rodada ainda integrando o G-4 da competição.

Hoje na terceira colocação, o time de Sampaoli só pode ser ultrapassado por dois adversários neste domingo, Bahia e Santos, e ambos jogam fora de casa e têm compromissos difíceis pela frente.

O primeiro a entrar em campo será o quinto colocado Santos, que tem sete pontos e faz o clássico paulista contra o Palmeiras, que tem cinco, às 16h. O jogo será no Morumbi, em São Paulo, pois o Allianz Parque, estádio palmeirense, estará sediando um evento da final da Liga dos Campeões da Europa, que acontece no mesmo horário, entre Paris Saint-Germain, da França, e Bayern de Munique, da Alemanha, em Lisboa, em Portugal.

Vencendo, os santistas chegam aos dez pontos, ultrapassam o Atlético e entram no G-4. Se o Peixe ganhar o clássico paulista, o Galo dependerá de pelo menos um empate do Bahia, que reedita a decisão da Copa do Nordeste, disputada no início deste mês, contra o Ceará, às 20h, no Castelão, em Fortaleza.

As finais do Nordestão foram no Estádio do Pituaçu, em Salvador, em 1º e 4 de agosto. E o alvinegro cearense venceu as duas partidas, por 3 a 1 e 1 a 0, respectivamente, ficando com o título. Agora, o Ceará joga em casa, embora a partida seja de portões fechados, e o momento dos dois clubes é oposto.

Na quarta colocação, com sete pontos, vencendo, o Bahia, que ainda está invicto nesta Série A, com duas vitórias e um empate, permanece dentro do grupo que garante vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

Já o Ceará, que há menos de duas semanas comemorava a conquista da Copa do Nordeste, hoje ocupa a vice-lanterna do Brasileirão, com apenas um ponto em quatro partidas e mesmo vencendo tem pequenas chances de deixar a zona de rebaixamento.

Parada

Se são grandes as chances de permanecer no G-4 ao final da quinta rodada, depois da sexta, o Atlético dificilmente não terá caído na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Isso porque o Galo não entrará em campo no próximo final de semana pela competição nacional.

Seu jogo contra o Athletico-PR, que será no Mineirão, foi adiadao por causa da disputa da decisão do Campeonato Mineiro, em que o time de Jorge Sampaoli encara o Tombense. A primeira partida será na próxima quarta-feira (26), às 21h30, e a segunda no próximo domingo (30), às 16h. Os dois confrontos acontecem no Gigante da Pampulha. Originalmente, Galo x Furacão seria no próximo sábado.

Assim, o Atlético só volta a campo pela Série A em 3 de setembro, quando fecha a 7ª rodada recebendo o São Paulo, às 20h, no Mineirão. Até lá, vários dos clubes que estão próximos a ele na classificação terão disputado duas partidas.

A CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE A

próximo artigoPsicóloga alerta para os sinais apresentados pelas crianças vítimas de abuso sexual
Artigo seguinteCresce o medo de uma segunda onda da pandemia no mundo