Muito mais que dinheiro: América encara a Ponte Preta para fazer história na Copa do Brasil

O América encara a Ponte Preta nesta terça-feira (22), às 21h30, no Independência, no jogo de volta pela quarta fase da Copa do Brasil, buscando retorno financeiro, pois quem se classificar garante uma cota de R$ 2,6 milhões, mas também histórico, pois no formato atual, usado desde 2013, pela primeira vez ele pode chegar às oitavas de final, próxima etapa da competição.

Disputar as oitavas de final da Copa do Brasil não é algo inédito para o América. O clube já participou da fase em 1998, quando foi eliminado pelo Sport, e em 2018, quando caiu diante do Palmeiras.

Mas a última participação, há dois anos, aconteceu porque o Coelho já entrou na competição nas oitavas, como campeão da Série B do ano anterior.

Nas seis edições, com a fórmula atual, que disputou desde a primeira fase (2013 a 2017 e 2019), como acontece em 2020, o máximo que o América tinha alcançado era a terceira fase, em 2013, quando foi eliminado pelo Internacional.

Vitória

América e Ponte Preta empataram o primeiro jogo entre eles, na última quarta-feira, em Campinas, por 2 a 2. Assim, quem vencer nesta terça-feira se classifica. Empate por qualquer placar leva a decisão para os pênaltis.

Neste ano, o sorteio para a definição dos confrontos nas oitavas de final será diferente, com os 16 clubes no mesmo pote.

Até 2019, quem entrava direto nesta etapa, por jogar a Copa Libertadores, ficava no pote 1.

Já estão garantidos nas oitavas da Copa do Brasilos seguintes clubes: Flamengo, Athletico-PR, Santos, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Internacional e Corinthians, que jogam a Libertadores, mais Bragantino (campeão da Série B 2019), Fortaleza (campeão da Copa do Nordeste 2019) e Cuiabá (campeão da Copa Verde 2019).

Retorno

Diagnosticados com Covid-19 na última semana, os zagueiros Messias e Eduardo Bauermann, que foram a dupla titular do América, ficaram de fora da partida de ida, na última quarta-feira, em Campinas, mas com exames negativos retornam ao time hoje

A FICHA DO JOGO

AMÉRICA

Matheus Cavichioli; Daniel Borges, Messias, Eduardo Bauermann e João Paulo (Sávio); Zé Ricardo e Juninho; Léo Passos, Alê e Marcelo Toscano; Rodolfo. Técnico: Lisca

PONTE PRETA

Ivan; Apodi, Wellington Carvalho, Alisson e Guilherme Lazaroni; Bruno Reis, Luís Oyama e João Paulo; Moisés (Luan Dias), Matheus Peixoto e Bruno Rodrigues. Técnico: João Brigatti

DATA: 22 de setembro de 2020

ESTÁDIO: Independência

CIDADE: Belo Horizonte

MOTIVO: Jogo de volta da 4ª fase da Copa do Brasil

ARBITRAGEM: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES), auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)

TRANSMISSÃO: SporTV

próximo artigoBolsonaro exonera Novaes do cargo de presidente do BB
Artigo seguintePresidente do Galo diz que só libera Cazares com compensação financeira