A troca do Fortaleza pelo Cruzeiro, em agosto do ano passado, quando o clube já passava pela maior crise da sua história, que provocou a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, onde é vice-lanterna neste momento, tem ligação direta com a decisão de Umberto Louzer de desistir de assumir o time celeste depois de “acertar” com a diretoria cruzeirense.

A maior proposta apresentada pelo Cruzeiro para tentar seduzir não só Louzer, mas também Lisca, do América, não foi financeira, mas o chamado “Projeto Centenário”. A aposta é no acesso à Série A e na entrada de investimentos no clube em 2021, não só pela data histórica, mas até pela mudança de divisão no Brasileirão.

Em contato com pessoas da sua confiança, que atuam no futebol mineiro, Louzer revelou que financeiramente a proposta cruzeirense nem era muito vantajosa. A grande questão era mesmo a visibilidade que teria com um grande trabalho na Toca da Raposa II.

Mas esses amigos fizeram Louzer perceber que a chance de alcançar sucesso no Cruzeiro não seria grande, pela grave crise enfrentada pelo clube, que segue, inclusive, sem poder inscrever jogadores por punição da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa).

Além disso, ele percebeu que não seria correto deixar a Chapecoense depois de alguns jogadores abrirem mão de propostas para seguir no projeto de levar o clube de volta à Série A do Brasileirão após a queda no ano passado.

Neste ponto, foi lembrada a ele a história de Rogério Ceni, que largou o Fortaleza para assumir o Cruzeiro e o sonho de comandar um grande clube acabou sendo uma regressão na carreira, com ele voltando a se destacar pelo fato de a passagem pela Toca II ter sido rápida, com ele retornando ao tricolor cearense e ter levado o clube à Copa Sul-Americana.

Nesta quarta-feira, uma vitória sobre o CRB, no Rei Pelé, em Maceió, em partida adiada da 9ª rodada da Série B, deixa a Chapecoense com o melhor aproveitamento da competição, superando o primeiro colocado Cuiabá, que na última terça-feira (13) foi derrotado pelo Guarani, por 1 a 0, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas.

próximo artigoBrasileiro: líder Atlético-MG enfrenta Fluminense no Mineirão
Artigo seguinteVote consciente: entenda as atribuições do cargo de vereador