Dudamel aprova atuação de reservas do Atlético e critica arbitragem: ‘Faltou respeito’

O técnico Rafael Dudamel analisou o positivamente o empate do Atlético com o Tombense, por 1 a 1, neste domingo, no Independência, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. O treinador poupou os titulares para a partida de estreia na Copa Sul-Americana, nesta quinta-feira, às 21h30, contra o Unión, na Argentina. Apesar do tropeço em casa, o venezuelano acredita que a partida foi válida para a observação de alguns jogadores. 

“A analise da partida passa por dois enfoques: o planejamento para o jogo de hoje e o planejamento pensando na Sul-Americana. Por isso, as mudanças de hoje. Foi uma partida útil para eu observar jogadores como Adriano, Lucas (Hernandez), Maidana, Bruninho competindo. São jogadores que necessitam de competição.

Assim, eles vão estar no nível de seus companheiros. Por estar perdendo o jogo, coloquei Allan e Hyoran, que foram importantes. A condição da partida não me permitiu alterar o ataque. O segundo tempo foi de mais atrevimento, de mais agressividade, de mais convicção.

No primeiro tempo, não surpreendíamos o adversário. O segundo tempo teve mais intensidade e mais possibilidades”, avaliou, em entrevista coletiva após o jogo. 


Este foi o segundo empate seguido do Atlético no Campeonato Mineiro – o time vinha de 0 a 0 contra o Coimbra, na quarta-feira passada. Dudamel apontou a proposta extremamente defensiva dos adversários como motivo dos tropeços e reclamou de impedimento no lance do gol do Tombense, marcado pelo zagueiro Matheus Lopes, além de pênalti não marcado em Patric, no fim da partida. 

“Eu esperava equipes mais agressivas. Está claro que, quando vão enfrentar o Atlético, eles têm muito respeito, e o nosso esforço é maior. Temos de saber conviver com esse protagonismo.

Eu gostei da reação da equipe e como nos comportamos na adversidade. Eles fizeram um gol impedido. E não deram um pênalti em Patric. Houve uma reação. Estamos começando a temporada, e o Atlético tem de melhorar muito. Espero que a atuação da arbitragem não se repita. Faltou respeito ao Atlético”, criticou. 


Dudamel gostou do desempenho coletivo do Atlético e apontou alguns destaques individuais no jogo contra o Tombense. O meia-atacante Marquinhos, autor de belo gol de empate, o lateral-esquerdo Lucas Hernandez e o volante Adriano ganharam elogios do comandante. 

 “Meu maior trabalho é fortalecer o coletivo. Dentro de um bom coletivo, é mais fácil que se destacam as individualidades. As partidas me permitem conhecer a melhor capacidade dos jogadores.

Marquinhos é muito bom pela direita. Ele é mais habilidoso, mais passador. Tive a uma boa sensação de equipe, de que posso contar com mais elementos, como Adriano.

Ele teve atuação segura. Gostei muito do trabalho de Lucas (Hernandez). Gostei muito. Temos Fábio (Santos), Lucas e Arana. Mailton, Patric e Guga, quando ele voltar. Isso é interessante”, valorizou. 
Com o resultado deste domingo, o Atlético fica no primeiro lugar do Mineiro, com oito pontos. O Alvinegro volta a campo pelo Estadual no próximo domingo, contra a URT, às 19h, em Patos de Minas.