Santos e Grêmio entram em campo nesta quarta-feira valendo a manutenção do sonho de faturar a Copa Libertadores. As duas equipes empataram em 1 a 1 no jogo de ida e agora se enfrentam na Vila Belmiro para definir quem fica com uma das vagas nas semifinais da competição continental. O pontapé inicial será dado às 19h15.

Com a igualdade no duelo em Porto Alegre, quem vencer a partida fica com a vaga, independentemente do resultado. Em caso de novo empate por 1 a 1, a decisão seguirá para os pênaltis. Se terminar 0 a 0, o Santos avança de fase por ter marcado um gol fora de casa. Em caso de igualdades com dois ou mais gols, quem fica com a vaga é o Grêmio. O time que se classificar pegará o vencedor da série entre Racing e Boca Juniors.

Ao lado do próprio Grêmio e do São Paulo, o Santos é o brasileiro que mais vezes conquistou a Libertadores, com três títulos: em 1962, 1963 e 2011. Em caso de triunfo, será a nona vez que o time da Vila Belmiro fica entre os quatro melhores clubes do continente. Se avançar, será a primeira vez nos últimos oito anos que o time chega à semifinal. Em 2012, foi eliminado para o Corinthians, que se tornou campeão posteriormente.

Esta é a primeira vez em 13 anos que Grêmio e Santos medem forças pela Libertadores. Além de apostar na sua tradição no torneio, o clube paulista também leva em consideração a vantagem que tem sobre o rival gaúcho em torneios mata-mata. Historicamente, as equipes se encontraram oito vezes, com cinco classificações santistas e três gremistas.

O último jogo entre os adversários na Vila Belmiro foi neste ano, em 11 de outubro, pela 15.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Marinho marcou os dois gols alvinegros contra a sua ex-equipe, enquanto Diego Souza descontou para os gaúchos.

O Santos vem para o duelo com o Grêmio após uma derrota por 4 a 1 para o Flamengo no Brasileirão. Mas, para o técnico Cuca, o largo revés não tem impacto na confiança da equipe para o compromisso pelo torneio continental, pois os titulares não atuaram. “Seria uma influência grande se eu tivesse trazido o time titular e perdido de 4 a 1. É um risco que nós corremos.”

“Nós temos uma equipe, um grupo de jogadores. Uma parte veio para a batalha de hoje, guardando a outra parte para a batalha de quarta, onde nós nos unificamos. Faz parte da estratégia”, disse o treinador após o jogo no Maracanã.

Com as ausência de Soteldo, Diego Pituca e Vinicius Balieiro, Cuca ainda não decidiu se administrar o 0 a 0 é o melhor a ser feito ou se vai colocar o time no ataque. Segundo ele, a estratégia se dará pela escolha dos jogadores, apesar de o elenco ser enxuto e não dispor de muitas opções.

Pelo lado do Grêmio, que poupou seus titulares no empate em 0 a 0 com o Goiás neste fim de semana, a ideia é se preparar até mesmo para as últimas consequências. Por isso, o técnico Renato Gaúcho projetou sua equipe e colocou os jogadores para treinarem batidas de pênaltis na última atividade antes do duelo decisivo. Além de jogadas em movimento, o comandante também se preocupou bastante com os lances de bola parada.

Ainda sem esboçar uma equipe titular, Renato Gaúcho pode tentar surpreender o Santos com a entrada de César Pinares na meia direita, de acordo com os últimos treinos do Grêmio. Outra possível mudança envolve o zagueiro Kannemann, que ficou um mês afastado e pode dar lugar a David Braz, que tem tido bastante espaço e pode aparecer para atuar contra seu ex-time ao lado de Pedro Geromel.

Santos – técnico: Cuca

Cuca ganhou duas dúvidas para a partida desta quarta: Pará e Jobson sentiram dores musculares e não têm presença garantida no duelo. O restante do time deve manter a base escalada em Porto Alegre. Titulares absolutos, Diego Pituca, suspenso, e Soteldo, ainda em recuperação de Covid, são desfalques.

Provável escalação: John, Pará (Madson), Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Sandry e Jobson (Jean Mota); Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga.

Desfalques: Soteldo e Vinicius Balieiro (Covid-19), Diego Pituca e Luiz Felipe (suspensos).

Pendurados: Soteldo e Wagner Leonardo.

Grêmio – técnico: Renato Portaluppi

Depois de preservar parte dos titulares contra o Goiás, o treinador gremista não contará com o volante Maicon, que será substituído por Darlan. A grande dúvida é Jean Pyerre. O meia treinou nos últimos dias e deve estar à disposição, mas a incerteza será levada pelo clube até a divulgação da escalação. Pinares pode ser novidade pela meia direita.

Provável escalação: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Darlan, Pinares (Luiz Fernando ou Ferreira), Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.

Desfalques: Maicon, Alisson, Leonardo, Paulo Miranda e Isaque.

Pendurados: Diogo Barbosa e Mathus Henrique.

próximo artigoFifa mantém regulamento do Mundial de Clubes dos últimos anos e ignora pandemia
Artigo seguinteBolsonaro pede união a governadores na luta contra a covid-19