O agravamento da pandemia de coronavírus chegou ao futebol. Em Minas, o grave cenário sanitário na maior parte do município reacendeu a discussão sobre a manutenção dos campeonatos de futebol no Estado. Para se adequar às medidas restritivas implementadas na Onda Roxa do Minas Consciente, nas 853 cidades do território, o Estadual foi suspenso na última segunda-feira (22) até o retorno em 1º de abril. Nesse período, o poder público permitiu a manutenção dos treinamentos das equipes.

Diante desse cenário, o volante Adriano, titular nos últimos jogos do Cruzeiro, comentou como vem sendo a rotina dos atletas para tentar minimizar o risco de contaminação pelo vírus.

“É bastante difícil. A gente faz o máximo para ficar dentro de casa. É do treino para casa. Ficamos aqui no CT, tomando todos os cuidados possíveis. Quando vamos para a rua, procuramos estar de máscara, passar álcool em gel quando chegamos em casa e tudo mais”, disse o jogador, em entrevista coletiva divulgada pela Raposa, na tarde desta quinta (25).

Apelo

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na última quinta, em apenas 25 dias de março foram confirmados 189.214 casos da enfermidade. O número é maior em comparação ao do mês anterior – em fevereiro foram 144.219 –, e está próximo do recorde de infecções, que ocorreu em janeiro, com 191.577 casos.

Desde o início da pandemia, há um ano, 22.571 mineiros morreram. A taxa de letalidade está em 2,1% e 793 municípios já tiveram pelo menos um óbito em decorrência da doença. Os recuperados da enfermidade somam 962.734 pessoas. O boletim aponta ainda que 82.614 pacientes estão em observação, internados ou em isolamento social.

Com relação ao agravamento da pandemia e ao colapso no sistema de saúde, Adriano fez um apelo à população.

“É se prevenir bastante, pedir para as pessoas ficarem em casa o máximo possível. Sei que é difícil este momento que estamos passando, mas temos que nos prevenir. Principalmente pela gente e pelos nossos familiares também. Muita gente tem os avós, tem as crianças, então, vamos nos prevenir”, completou.

Na quinta colocação do Campeonato Mineiro, com sete pontos, o Cruzeiro volta a campo na próxima quinta (1º), para enfrentar o Tombense, às 16h, no Mineirão, pela sexta rodada do torneio.

próximo artigoDa carência à fartura: Cuca completa 10 dias desde o retorno ao Galo em cenário oposto ao do Santos
Artigo seguinteSérie B copia elite do Brasileiro e terá regra para troca de técnico em 2021