foto: PMCF

As unidades básicas de saúde de Coronel Fabriciano já têm a nova vacina contra Meningite disponibilizada pelo Ministério da Saúde. A ACWY foi incluída no calendário vacinal neste ano e é a mais completa entre todas as formas de imunização contra a doença, por isso custa caro na rede privada, o que a torna inacessível para a maior parte da população. A dose da vacina nos laboratórios privados chega custar de R$350 a R$700 reais.

Tatiana Cunha França, coordenadora de epidemiologia da Secretaria de Governança da Saúde, comemora a chegada da vacina. Segundo ela, há anos era esperada na rede pública. “Pela primeira vez, o Ministério consegue incluir a vacina no calendário vacinal, então isso torna realidade a imunização de milhares de crianças contra a Meningite”, disse.

A vacina já está disponível em todas as UBS’s da cidade, que contam agora com câmaras frias, podendo deixar as doses armazenadas nas salas de vacina dos próprios postos. A faixa etária dessa vacinação é de crianças de 11 e 12 anos em dose única ou de reforço. Os pais ou acompanhantes devem levar o cartão SUS  e a caderneta de vacinação para atualizar . Quem tomou a dose da vacina contra Meningite tipo C não precisa repor a imunização.

A vacina

A vacina ACWY, é um imunizante conjugado que protege contra a meningite meningocócica tipo C outros 3 sorotipos de meningite bacteriana, a mais grave: A, W e Y.

A doença

A meningite se caracteriza por um processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

A doença pode ser causada por diferentes agentes infecciosos: as virais têm maior capacidade de causar surtos, enquanto a bacteriana é considerada a mais grave.

próximo artigoProjeto da Prefeitura confecciona mais de mil máscaras em Santana do Paraíso
Artigo seguinteA atenção aos exames periódicos nos bichinhos é o alerta do “Dicas e curiosidades para seu pet”