foto: Agência do Rádio Mais

Duas mulheres que apresentaram sintomas de Síndrome gripal e que viajaram pra Ásia estão internadas em isolamento hospitalar em Belo Horizonte. Por se enquadrarem nos critérios de caso, os hospitais onde cada uma foi atendida realizaram a notificação de suspeita de Covid-19.

Na terça-feira (25), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais foi notificada sobre um caso suspeito do novo coronavírus em uma mulher, de 57 anos, residente em Belo Horizonte, que apresentou sintomas respiratórios no dia 22. A paciente realizou viagem para Dubai, saindo de Belo Horizonte em janeiro, e durante a viagem esteve na Tailândia, Vietnã, Camboja chegando no último dia 19 a Belo Horizonte. Na terça-feira (25), com sintomas de Síndrome Gripal, procurou atendimento médico em hospital privado da capital. A paciente está internada em isolamento hospitalar da rede suplementar do município de Belo Horizonte e o quadro de saúde é estável. As amostras laboratoriais foram coletadas e enviadas para análise.

Também na terça-feira (25), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais foi notificada sobre outra suspeita de uma mulher, de 25 anos, residente em Belo Horizonte, que apresentou sintomas de Síndrome Gripal no dia 22 com história de viagem recente para a Tailândia, saindo de Belo Horizonte dia quatro de fevereiro, passando no Vietnã, Singapura e fazendo conexão em aeroporto de Abu Dabi e de Madrid durante seu deslocamento. Na segunda-feira (24) voltou ao Brasil. E na terça-feira (25) procurou atendimento médico, sendo considerada caso suspeito de Covid-19. A paciente está internada em isolamento no hospital Júlia Kubistschek, na capital, e o seu quadro é estável. A paciente será transferida para o Hospital Eduardo de Menezes (HEM), que é a referência para casos suspeitos de Coronavírus. As amostras laboratoriais foram coletadas e enviadas para análise.

Segundo a Secretaria de Saúde, apesar dos dois casos suspeitos terem história de viagem à Tailândia e Vietnã, não possuem vínculo epidemiológico entre eles. O órgão informou também que todos os contatos das duas pacientes estão em acompanhamento.

Até quarta-feira (26) foram notificados quatro casos suspeitos de Coronavírus em Minas Gerais, dois foram descartados após realização de exames e 02 estão em investigação.

O Brasil registrou nessa quarta-feira (26), o primeiro caso confirmado da infecção pelo Covid-2019. Trata-se de paciente do sexo masculino, 61 anos, residente no estado de São Paulo, histórico de viagem recente para a Itália, apresentou febre, tosse, dor de garganta e coriza. Até o momento, outros 20 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde, conforme informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país, distribuídos da seguinte forma: Espírito Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2), São Paulo (11), Santa Catarina (2), Paraíba (1) e Pernambuco (1). Outros 59 casos no Brasil foram descartados.

Até o dia 26, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) foram confirmados 81.245 casos de COVID-2019 no mundo e 2.77 0óbitos. Do total de casos confirmados, 78.064, o que corresponde a 96% do total de casos, foram notificados pela China e o restante em outros 43 países.

Para a população em geral, permanecem as orientações para medidas de higiene respiratória, sendo elas:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
• Evitar contato próximo com pessoas doentes.
• Ficar em casa quando estiver doente.
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Triagem doadores de sangue
Informamos que a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais emitiu recomendação referente à triagem clínica dos candidatos à doação de sangue, na qual será considerado inapto por 30 dias após o retorno, todo candidato à doação de sangue que esteve na China, mesmo que não tenha apresentado nenhum sinal ou sintoma de doença respiratória febril. Caso o candidato tenha apresentado qualquer sintoma, deverão ser seguidas as orientações de inaptidão, conforme o Manual DOA-32, para doenças respiratórias. Esta recomendação é baseada na segurança que deverá prevalecer no fornecimento de hemocomponentes e na salvaguarda tanto do paciente receptor quanto do doador de sangue, que deverá encontrar-se em plenas condições de saúde para realizar a doação, conforme determinações técnicas e legais.

próximo artigoCentro Cultural Usiminas: Dança e Culinária Árabe
Artigo seguinteCurso de apoio à gravidez abre inscrições