Estoques baixos acendem alerta da necessidade de doações constantes

O novo coronavírus tem contribuído para os baixos estoques no setor de Hemoterapia do Hospital Márcio Cunha, administrado pela Fundação São Francisco Xavier. Uma das preocupações comuns nesse momento de pandemia é a segurança do doador de sangue e o serviço de Hemoterapia  do HMC tem se preparado reforçando medidas de higienização e prevenção.

O banco de sangue do HMC, que depende diretamente do apoio da população, tem sofrido o impacto direto por causa da pandemia. “Apesar  da  recomendação  das pessoas  evitarem ao máximo de virem  ao hospital, no caso da doação de sangue  o risco é minimizado , pois os doadores não têm contato com outros pacientes e tudo é feito de forma segura. Com o estoque do hospital vulnerável, há o risco de desabastecimento, principalmente de plaquetas, material essencial para pacientes que possuem alguma doença que dificulta a coagulação, como os pacientes oncológicos”, explicou a médica hematologista e responsável técnica pelo setor de Hemoterapia do HMC, Elisa Helena Gomes.

Para continuar doando sangue ou para se tornar um novo doador, é preciso fazer agendamento pelo telefone (31) 3829-9600. O setor funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 15h às 18h.

São critérios para doação:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 18 e 69 anos ou idade de 16 a 17 anos com o consentimento formal dos responsáveis legais.
  • Pesar mais de 52 kg.
  • Ter comportamento sexual seguro.
  • Não precisa estar em jejum para doar sangue.
próximo artigoMourão diz que golpe está ‘fora de cogitação’, mas reconhece ‘estresse’
Artigo seguinteMoradores de Ipatinga reclamam de defeitos no asfalto de rua no bairro Tiradentes