Creches de Ipatinga vão receber R$ 18 milhões em recurso em 2020

Assinados, nesta segunda-feira, 17, os termos de colaboração que oficializam o repasse de recursos da Prefeitura de Ipatinga para as atividades de 33 creches conveniadas em 2020. A parceria garante a continuidade da prestação de serviços de Educação Infantil a 4.200 crianças ipatinguenses na faixa etária de zero a cinco anos. O investimento do município ao longo do ano totaliza R$ 18 milhões. Acompanhado da secretária municipal de Educação, Eva Sônia Rodrigues e representantes de todas as instituições beneficiadas, o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, realizou a assinatura na sala de reuniões do gabinete.

Durante a cerimônia, o prefeito Nardyello Rocha destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas entidades conveniadas. “Não tenho dúvida da necessidade desses educandários para o bom desenvolvimento da Educação Infantil da nossa cidade. Eles são estratégicos para absorver aquelas crianças que não foram matriculadas na rede própria do município e, em parceria conosco, realizam um ótimo trabalho. Sinto-me feliz em poder honrar esse compromisso com as entidades e assinar dentro do prazo previsto o termo de parceria”.

A diretora da Creche Lar da Criança, Elaine de Almeida Eleuterio, comentou que a assinatura do termo de parceria sem atrasos é a garantia do bom desenvolvimento do trabalho com as crianças.  “Esse evento representa muito para a área da Educação, uma vez que, em anos anteriores, nem sempre havia essa pontualidade, esse empenho e comprometimento com a assinatura desses termos. Saio daqui com a garantia de que vamos conseguir honrar os nossos compromissos anuais, principalmente no que se refere à folha de pagamento. E quem ganha com isso são as nossas crianças”, disse com satisfação a diretora do educandário.

A nova parceria oficializada tem validade até dezembro de 2020. Os recursos repassados são utilizados pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para pagamentos de seus profissionais, água, luz e outras despesas básicas, além da aquisição de material didático e até alugueis, em alguns casos.

Per capita

A secretária Eva Sônia explica que para este ano as intuições irão receber os valores de acordo com o número de crianças assistidas por cada educandário. “Quero, em primeiro lugar, esclarecer que nenhuma creche conveniada irá ganhar mais que a outra. Pelo contrário, no ano passado realizamos um trabalho e estudo junto com algumas entidades como o Fomenti (Fórum Municipal de Entidades de Ipatinga) e chegamos a um consenso quanto a um valor per capita por aluno. Assim, aquela intuição que tiver mais aluno irá receber um valor maior pelo número de alunos não por influência de qualquer outro fator”, explicou a responsável pela pasta.