foto: PMI

Por cerca de uma hora e meia, choveu cerca de 60 milímetros em Ipatinga, na noite dessa terça-feira (10). As informações são da Defesa Civil. Segundo a Prefeitura, houve pontos de alagamentos provocados pelo carreamento de lama e lixo para bocas de lobo. Os bairros mais atingidos pela chuva foram o Bethânia, Canaã, Canaãzinho, Caravelas, Cidade Nobre e Veneza. Servidores de diversas secretarias municipais, com o apoio também de empresas prestadoras de serviços, trabalharam intensivamente e com agilidade, desde as primeiras horas desta quarta-feira (11), em ações corretivas e preventivas em toda a cidade, visando solucionar problemas causados pelas intensas chuvas que caíram sobre Ipatinga no final da noite de terça-feira (10).

Ao percorrer as áreas mais críticas atingidas pela tempestade, o prefeito Nardyello Rocha procurou identificar as causas dos problemas ocorridos.

“Na avenida Getúlio Vargas, no Caravelas, além de sacolas foram encontrados objetos como placas de trânsito, tênis e panos dificultando a passagem da água por algumas grelhas.  Os bueiros, que foram alvo de trabalho preventivo, não se encontravam entupidos. É importante lembrar que no ano passado realizamos a limpeza de mais de 4.000 bocas de lobo em todo o município, além de manter as galerias completamente livres de matos e entulhos, objetivando facilitar a drenagem das águas. E continuamos apelando à colaboração da população para procurar descartar corretamente o lixo doméstico e comercial, de modo a nos ajudar a proteger a coletividade. De qualquer forma, estamos checando todos os pontos onde se verificaram os problemas mais graves, para evitar que uma nova chuva volte a gerar transtornos. O dado positivo é que, felizmente, não houve nenhum caso de desabrigo ou desalojamento de famílias”, relatou o prefeito.

O Executivo ainda enfatizou que o governo municipal mantém um plantão de monitoramento de encostas, chamando a atenção para a importância dos muros de arrimo que estão sendo construídos na cidade exatamente para proteger áreas de risco. “Problemas históricos estão sendo solucionados com estas obras. Queremos dar segurança a toda a população. Não por acaso o programa Nova Ipatinga, já em andamento, prevê a construção de cerca de 170 muros de arrimo”, salientou Nardyello.

As principais ações da Prefeitura, na manhã desta quarta-feira, se concentraram na limpeza e desobstrução de vias no Caravelas; avenida Gerasa, próximo ao Residencial Ayrton Senna; avenida Maanaim, região do Parque das Cachoeiras e ponte de acesso ao Barra Alegre, BR-381 próximo à estação ferroviária e rua Hebreus, no Canaãzinho. Foi executada também a retirada de árvores que tombaram sobre a pista, em alguns trechos. Outros locais com pequena concentração de lama também estão sendo atendidos.

próximo artigoBiblioteca Central de Ideias comemora 15 anos com programação especial em Ipatinga
Artigo seguinteFenômeno natural provoca a morte de cerca de 200 kg de peixes na Lagoa Silvana