A Operação Embaixador foi deflagrada na data de hoje (20/03) pela Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da 1ª Delegacia Regional de Ipatinga, sendo que as ações ocorreram simultaneamente em várias localizações, contando com a participação de 130 Policiais Civis distribuídos em 32 viaturas policiais, tratando-se de equipes de policiais civis da Delegacia Regional de Ipatinga, Departamento de Polícia e Policiais da capital mineira. Ao todo, durante a Operação Embaixador, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão contra 17 alvos, espalhadas em 5 cidades de Minas Gerais (*Timóteo, Belo Horizonte, Santa Luzia, Contagem e Sabará*).  

Anteriormente, durante as investigações, já haviam sido cumpridos 3 mandados de busca e apreensão, sendo recuperados aparelhos celulares na cidade de Ponto Belo/ES e Ipatinga/MG. O objetivo desta operação foi realizar o cumprimento de mandados de busca e apreensão, e de prisão preventiva, para recuperação de aparelhos celulares furtados e para obter outros elementos de prova contra associação criminosa especializada na prática de furtos de aparelhos celulares, no desbloqueio dos aparelhos e na venda a terceiros. 

As pessoas que compraram os aparelhos celulares furtados podem ser enquadradas no crime de receptação, pois compraram os objetos mesmo podendo presumir que seriam produtos de crime, devido à maneira como os objetos foram vendidos, sem nota fiscal e sem a caixa do aparelho celular. O grupo criminoso atuava em grandes eventos, onde se aproveitavam da aglomeração de pessoas para subtraírem os aparelhos celulares de dentro dos bolsos das vítimas e/ou de dentro de suas bolsas. 

As investigações se iniciaram a partir do momento que policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos de Ipatinga tomaram conhecimento de que várias pessoas tiveram seus aparelhos celulares furtados em um show de cantor famoso (Gustavo Lima) ocorrido no dia 18/11/22, no estádio Ipatingão, na cidade de Ipatinga/MG, ocasião em que mais de 30 aparelhos celulares foram furtados, isso contabilizando apenas as pessoas que registraram os furtos. A agência de inteligência da Delegacia Regional de Ipatinga conseguiu descobrir o paradeiro de alguns dos aparelhos celulares furtados, bem como identificar os receptadores e integrantes da associação criminosa responsáveis por furtar e desbloquear os aparelhos celulares.  

*Resultados parciais:* 

Apreensão de mais de *70 (setenta) aparelhos celulares*, na residência de apenas 1 (um) dos suspeitos, sendo comprovadamente que 30 (trinta) são aparelhos furtados e os demais estão sob análise da Polícia Civil. Foram presas até o momento, o total de 04 (quatro) pessoas, sendo 03 (três) suspeitos presos por prisão em flagrante pelo crime de receptação e 1 (uma) pessoa presa por prisão preventiva expedida pelo Poder Judiciário de Ipatinga.  

As investigações permanecem em andamento para recuperação dos demais aparelhos celulares furtados e para identificação dos demais integrantes da associação criminosa.  

Outras pessoas que tiveram seus aparelhos celulares furtados durante o show ocorrido no dia 18/11/23 no estádio Ipatingão, nesta cidade de Ipatinga, mas que não registraram o respectivo Boletim de Ocorrência, poderão procurar a Delegacia Regional da Polícia Civil de Ipatinga para noticiar o fato e verificar se houve a recuperação de seu pertence. 

próximo artigoSeleção é convocada para Finalíssima Feminina contra a Inglaterra
Artigo seguinteEstudo mostra que governo Bolsonaro atuou para reprimir Bolsonaro