Unidade de Oncologia do HMC amplia atendimentos a pacientes que possuem alta suspeita oncológica (Foto: Elvira Nascimento)

Com objetivo de ampliar o conhecimento da população brasileira sobre as formas de prevenção do câncer e de tratamento da doença, no dia 27 de novembro foi celebrado no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data tem o objetivo de reforçar a importância de evitar comportamentos que podem contribuir para a manifestação da doença – considerada a segunda que mais mata no Brasil e no mundo – como fumar, consumir bebidas alcoólicas, sedentarismo e alimentação inadequada. 

Desde que incorporou a Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha em 2011, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) não poupa esforços para oferecer a população do Leste um tratamento de excelência do câncer. Referência em tratamento da doença para cerca de 1,5 milhão de habitantes de 88 municípios, a Unidade se compromete com a causa do Combate ao Câncer e amplia o acesso aos pacientes. A partir deste ano, os pacientes que possuem alta suspeita oncológica também podem ser encaminhados para a Unidade. O objetivo é garantir que ainda mais pessoas tenham acesso rápido e de excelência ao tratamento médico e recebam o diagnóstico precoce do câncer.

Cerca de 80% dos atendimentos realizados no local são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes são atendidos de forma integrada e multidisciplinar, com envolvimento de todos os setores e profissionais, garantindo ainda mais efetividade no tratamento. Diante de alta suspeita clínica de câncer detectada durante o atendimento na Unidade Básica de Saúde, o médico deve seguir os critérios do protocolo de atendimento e regulação e encaminhar o paciente a Unidade de Oncologia do HMC.

Os pacientes serão acolhidos por uma equipe preparada para atender casos de suspeita de câncer. “Receber o diagnóstico de um câncer não é fácil, mas aumentam as chances de cura quando o paciente for diagnosticado precocemente com a doença e iniciar o tratamento. Com a ampliação do atendimento, além de recebermos os pacientes que já passaram pela biópsia e já receberam o diagnóstico, também vamos atender aqueles com suspeita oncológica fundamentada para realizarmos a conclusão diagnóstica”, afirma Luciano de Souza Viana, coordenador médico da Unidade de Oncologia do HMC.

No último ano foram realizados quase 200 mil atendimentos de quimioterapia, radioterapia, consultas e exames de medicina nuclear Unidade de Oncologia do HMC, o que demonstra a sua importância para a região. “Oferecemos um serviço de excelência às pessoas que precisam e, ter a oportunidade de atender ainda mais pacientes é gratificante, pois mais vidas podem ser salvas. O nosso objetivo é tratar o paciente para ele tenha condições de se reabilitar, retornar as suas atividades após o tratamento e seguir com saúde”, conclui a gerente da Unidade de Oncologia do HMC, Ledvânia Chaves Ribeiro.

próximo artigoÁrea de lazer é entregue aos moradores do bairro Santa Terezinha, em Timóteo
Artigo seguinteFortes chuvas assustam população de Manhuaçu, em Minas Gerais

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here