PolíticaFux arquiva ação que tentava anular rejeição de Messias ao STF

Fux arquiva ação que tentava anular rejeição de Messias ao STF

Receba notícias por e-mail

Eleições 2026

Alexandre Garcia

Por Camila Abrão

Por Camila Abrão

03/11/2026 às 18:38

03/11/2026 às 18:38

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux arquivou nesta terça-feira (3) a ação da Associação Civitas para Cidadania e Cultura, que pedia a anulação da sessão do Senado que rejeitou o nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga na Corte. Fux apontou que a advogada que representa a entidade está com sua inscrição cancelada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O Senado rejeitou a indicação do AGU, impondo uma derrota histórica ao governo Lula (PT), em 24 de abril. Messias precisava de, no mínimo, 41 votos favoráveis para ser aprovado, mas recebeu apenas 34. Foram 42 votos contrários. No início de maio, a associação protocolou a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

No despacho, Fux destacou que uma consulta ao sistema processual da Corte revelou que a Associação Civitas ajuizou mais de dez Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs). 

VEJA TAMBÉM:

Aposta de Alcolumbre em pacificação com anistia a Bolsonaro enfrenta resistência no PT e no STF

Ele fundamentou sua decisão na linha adotada pelo ministro Dias Toffoli, relator de três das ações apresentadas pela entidade, que já havia fixado que os processos subscritos pela advogada não poderiam sequer tramitar, uma vez verificada a perda de sua regular inscrição perante a OAB. 

O relator também determinou o envio de ofícios com cópia de seu despacho ao presidente do STF, Edson Fachin, ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e à OAB de São Paulo.

No mês passado, a Associação Civitas reclamou da ausência de análise do pedido de liminar após quatro meses de protocolo e contestou a distribuição por prevenção de novos feitos ao gabinete de Fux. A entidade apontava o suposto impedimento e chegou a alertar que acionaria o Senado contra Fux, caso o ministro não analisasse o pedido.

“A Arguente registra, de maneira expressa, que a persistência desse quadro, sem decisão fundamentada e sem a adoção das providências de saneamento cabíveis, poderá torná-la compelida a apresentar representação perante o Senado Federal para apuração de eventual crime de responsabilidade, uma vez configurados os respectivos pressupostos legais”, diz um trecho da petição apresentada em outubro.

Pedido de anulação da rejeição de Messias

Na petição inicial da ADPF 1.324, a Associação Civitas buscava anular a deliberação do plenário do Senado que rejeitou a indicação de Messias ao cargo de ministro do STF. A entidade alegava que a votação foi um "simulacro institucional" e que houve "desvio de finalidade" na condução do processo legislativo. 

O documento apontava que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), teria antecipado o placar exato da votação momentos antes do anúncio oficial. A previsão do senador foi captada pelos microfones da Mesa Diretora durante a transmissão ao vivo da sessão.

Na ocasião, Alcolumbre respondeu a um questionamento do então líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA): "Acho que ele vai perder por oito". Para a entidade, a fala do senador comprovaria que o resultado foi objeto de “ajuste prévio entre parlamentares”, esvaziando o caráter deliberativo do plenário.

VEJA TAMBÉM:

Fux defende banimento das bets e aponta desafios jurídicos para a proibição no Brasil

Dirceu diz que vitória de Lula não foi do PT e cobra reconstrução “urgente” do partido

Ministro de Lula diz que governo votará PEC da Segurança sem redução da maioridade penal

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Lula 4 e novo Código Civil aceleram agenda de controle nas redes no “padrão Moraes”

Democratas largam na frente na disputa pelo controle do Congresso dos EUA

A reeleição de Alcolumbre já está sendo tramada; é necessário freá-la

Senado aprova PEC da Segurança Pública sem a redução da maioridade penal

Tudo sobre:

Davi Alcolumbre

Dias Toffoli

Edson Fachin

Jorge Messias

Luiz Fux

OAB

Senado

STF

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
céu limpo
22 ° C
22 °
22 °
100%
0m/s
0%
qua
33 °
qui
37 °
sex
33 °
sáb
31 °
dom
28 °