PolíticaBYD pede a Lula acordo com a China para transferência de tecnologia

BYD pede a Lula acordo com a China para transferência de tecnologia

Receba notícias por e-mail

Eleições 2026

Alexandre Garcia

Por Diógenes Freire Feitosa

Por Diógenes Freire Feitosa

30/10/2026 às 22:57

30/10/2026 às 22:57

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

A montadora chinesa BYD quer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negocie com Pequim a transferência de tecnologia para fabricar células de baterias de lítio no Brasil.

O pedido foi apresentado ao petista pelo vice-presidente do Grupo BYD Brasil, Alexandre Baldy, que considera a articulação diplomática essencial para ampliar a produção nacional e aproveitar as reservas de minerais da América do Sul.

Ao conversar com jornalistas na quinta-feira (29), Baldy afirmou que a empresa já fabrica no Brasil os conjuntos de baterias, mas ainda depende da China para obter as células que compõem esses equipamentos.

Segundo o executivo, 85% das células utilizadas pela BYD vêm do país asiático.

“Até disse ao próprio presidente Lula que a gente possa estabelecer essa relação diplomática com o governo chinês para que possa sonhar com uma transferência de tecnologia. Hoje, nós fabricamos o pack da bateria, mas nós importamos a célula da China”, declarou.

O executivo ressaltou que a transferência tecnológica não depende apenas de uma decisão empresarial.

“É um sonho como esse que a fábrica da BYD idealiza, mas não depende de uma decisão corporativa. É muito mais uma decisão diplomática”, afirmou.

BYD aposta em reservas de lítio da América do Sul

Baldy defendeu que a aproximação entre os governos brasileiro e chinês pode ajudar a desenvolver uma cadeia produtiva de baterias na América do Sul.

O executivo mencionou as reservas de lítio existentes na região como uma oportunidade para ampliar a participação brasileira nesse mercado.

A proposta envolve um setor estratégico para a indústria de veículos elétricos. A fabricação de células exige tecnologia e processos industriais específicos, que vão além da montagem dos conjuntos de baterias produzidos atualmente no Brasil.

A China concentra uma parcela expressiva da cadeia global de baterias e mantém restrições à transferência de determinadas tecnologias para empresas estrangeiras.

VEJA TAMBÉM:

EUA proíbem carros da chinesa BYD em base militar no Japão por risco à segurança

“Modelo BYD” de produção ameaça 90% dos empregos automotivos no Brasil, diz Stellantis

O Brasil subsidiou o carro elétrico chinês enquanto tinha a resposta em casa

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Papel de Flávio nos EUA na oposição a Lula e STF envolve ganhos, riscos e limites

Lula promete quatro anos de vingança e censura

Trump de olho: como são as midterms dos EUA e quais cargos estão em disputa

Jovem de origem brasileira celebra a morte de Charlie Kirk e causa indignação nos EUA

Tudo sobre:

América do Sul

Carro Elétrico

China

Indústria

Lula

mercado

Tecnologia

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
chuva fraca
23 ° C
23 °
23 °
94%
1m/s
100%
sáb
32 °
dom
26 °
seg
31 °
ter
32 °
qua
30 °