InternacionalEUA proíbem carros da chinesa BYD em base militar no Japão por...

EUA proíbem carros da chinesa BYD em base militar no Japão por risco à segurança

Receba notícias por email

América Latina

Guerra EUA x Irã

Por John Lucas

Por John Lucas

27/10/2026 às 21:21

27/10/2026 às 21:21

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

As Forças Armadas dos Estados Unidos proibiram a entrada de veículos da montadora chinesa BYD na base aérea de Kadena, localizada na ilha de Okinawa, no Japão, por considerarem que os automóveis representam um risco à segurança das operações militares americanas na região. A restrição entrou em vigor nesta segunda-feira (26) e foi confirmada pelo comando militar americano à agência Reuters e ao jornal britânico The Guardian.

A medida abrange todos os veículos da fabricante chinesa, incluindo carros particulares de militares, automóveis de prestadores de serviços, táxis e veículos de entrega. Os responsáveis pela segurança da instalação foram orientados a impedir a passagem desses automóveis pelos portões da base, sem exceções.

"Esses veículos representam um risco inaceitável e impossível de mitigar para nosso pessoal e nossa missão", afirmou a tenente-coronel Alli Stormer, porta-voz da 18ª Ala da Força Aérea dos Estados Unidos, sediada em Kadena.

A militar não informou quais ameaças específicas levaram à decisão. Segundo a agência sul-coreana Yonhap, a preocupação está relacionada aos sistemas tecnológicos instalados nos automóveis da BYD, especialmente câmeras, sensores e equipamentos de localização por GPS.

As autoridades americanas temem que esses dispositivos possam registrar imagens e informações sensíveis sobre instalações militares, movimentações de tropas e equipamentos de defesa, com a possibilidade de os dados serem transmitidos a terceiros.

Base americana abriga sistema de mísseis capaz de atingir a China

A base de Kadena é uma das principais instalações militares americanas na Ásia e ocupa uma posição estratégica no arquipélago de Okinawa, próximo ao Mar da China Oriental.

O local abriga caças, aeronaves de vigilância, aviões de reabastecimento em voo e equipamentos de reconhecimento utilizados pelas forças americanas na região. A instalação também mantém o sistema de mísseis de médio alcance Typhon, capaz de lançar mísseis de cruzeiro Tomahawk com alcance de aproximadamente 1.600 quilômetros.

O armamento permite atingir alvos em partes do território chinês a partir de posições avançadas no Japão. A presença do sistema na região já provocou protestos de Pequim.

De acordo com o jornal japonês The Japan Times, a proibição dos automóveis da BYD está restrita à base de Kadena. Não há confirmação de que o Pentágono pretenda estender a medida a outras instalações militares americanas no Japão.

BYD já foi incluída em lista de empresas ligadas ao Exército chinês

A restrição ocorre quatro meses depois de o Departamento de Defesa dos Estados Unidos incluir a BYD em uma lista de empresas que, segundo o Pentágono, mantêm vínculos com as Forças Armadas da China.

A relação, atualizada em junho, também passou a incluir outras grandes companhias chinesas, como a gigante do comércio eletrônico Alibaba, a empresa de tecnologia Baidu e a fabricante de veículos elétricos NIO.

A BYD rejeitou a classificação e anunciou que recorreria aos meios administrativos e judiciais disponíveis para contestar sua inclusão na lista americana.

VEJA TAMBÉM:

Xi Jinping parabeniza Lula por reeleição

Mbappé pede desculpas por chamar Mao de ditador após perder contratos na China

Ditaduras aliadas do PT parabenizam Lula pela reeleição

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Governo Trump vai conceder vistos a Flávio Bolsonaro e sua família, diz imprensa dos EUA

Flávio Bolsonaro é alvo de medidas judiciais e juristas apontam perseguição política

Flávio Bolsonaro deixa o Brasil e viaja aos EUA

Empresários anunciam fim de ações sociais com incertezas econômicas pós-vitória de Lula

Tudo sobre:

China

EUA – Estados Unidos

Japão

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
21 ° C
21 °
21 °
88%
1m/s
100%
qui
32 °
sex
26 °
sáb
32 °
dom
28 °
seg
27 °