Receba notícias por email
América Latina
Guerra EUA x Irã
Por Gazeta do Povo Lab
Por Gazeta do Povo Lab
Por Catholic News Agency
Por Catholic News Agency
24/10/2026 às 14:37
24/10/2026 às 14:37
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
A Conferência dos Bispos Católicos da Coreia oficializou nesta semana novas diretrizes para o enfrentamento da violência sexual dentro das instituições religiosas no país. A decisão ocorreu durante assembleia plenária em Seul, encerrada em 21 de outubro de 2026, onde também foi eleito Dom Augustine Kim Jong-su como o novo presidente da entidade para um mandato de três anos.
Quais são as principais mudanças aprovadas pelos bispos na Coreia do Sul?
Além das diretrizes contra a violência sexual, a Igreja Católica sul-coreana aprovou iniciativas modernas e inclusivas. Entre as novidades estão um guia prático sobre como lidar com a inteligência artificial sob a ótica religiosa e a criação de uma Missa em linguagem de sinais para fiéis com deficiência auditiva. Os líderes também estabeleceram um ano de oração pela paz na Península Coreana, visando acalmar as tensões locais. Sobre temas bioéticos, a liderança reafirmou sua posição contrária à introdução de pílulas abortivas, defendendo a preservação da vida como um princípio inviolável.
Como a Igreja está atuando na crise humanitária de refugiados no Burundi?
No Burundi, a Diocese de Bururi lidera um esforço conjunto com a Cruz Vermelha e o Unicef para apoiar mais de 80 mil refugiados vindos da República Democrática do Congo. O trabalho vai além da assistência material, focando na reconstrução do tecido social e na formação de consciências voltadas ao respeito à dignidade humana. Dom Salvator Niciteretse explicou que milhares de jovens refugiados estão sendo acolhidos por famílias locais e participam de encontros que visam promover o bem comum e a paz, tentando curar as feridas causadas pelo deslocamento forçado e pelos conflitos na região.
Qual é o objetivo da visita do patriarca maronita à Grécia?
O cardeal Bechara Boutros Rai realizou uma viagem histórica à Grécia para fortalecer os laços com a Igreja Ortodoxa e apoiar a comunidade maronita local. Um dos resultados práticos dessa visita é o plano para criar uma rota de peregrinação ligando a cidade de Corinto ao Vale de Qadisha, no Líbano, conhecido como o vale sagrado. Rai aproveitou a passagem por locais como o Monte Athos para alertar sobre o abandono de mosteiros históricos libaneses devido à emigração, cobrando maior responsabilidade governamental na preservação desse patrimônio cultural e espiritual compartilhado entre as nações.
O que motivou o ataque a um adolescente católico na Irlanda do Norte?
Um menino católico de apenas 13 anos foi brutalmente espancado com canos de metal em Derry, na Irlanda do Norte, em um crime motivado por tensões religiosas e sectárias. O ataque aleatório ocorreu após o aumento do atrito entre grupos protestantes e católicos devido a uma marcha unionista que acabou bloqueada pelo governo britânico. A criança precisou se esconder debaixo de um carro para escapar dos agressores, que seriam homens adultos mascarados. Apesar dos ferimentos no rosto e do susto, o jovem foi levado ao hospital e não corre risco de morte, evidenciando que a violência religiosa ainda persiste na região.
Conteúdo produzido a partir de informações apuradas pela equipe de repórteres da Gazeta do Povo. Para acessar a informação na íntegra e se aprofundar sobre o tema leia a reportagem abaixo.
VEJA TAMBÉM:
Bispos da Coreia do Sul aprovam diretrizes contra violência sexual na Igreja
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Brasil vai às urnas com eleição mais acirrada de todos os tempos
Lula e Flávio Bolsonaro levam multidões às ruas de BH e Rio na reta final da eleição
STF recua e TSE dá a Lula mais vitórias que derrotas na campanha contra Flávio
Fake news de Janones ligando Flávio à exploração de ucranianas gera atrito internacional
Tudo sobre:
Para entender
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Mundo


