Receba notícias por email
Banco Master
Banco Central
Por Vinicius Macia
Por Vinicius Macia
23/10/2026 às 10:20
23/10/2026 às 10:20
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
Ouça este conteúdo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta sexta-feira (23), a venda, distribuição, fabricação e propaganda do Percarbonato de Sódio Essencial da Cedro Química, de São José do Cedro (SC). De acordo com a agência, o produto não tem registro ou notificação.
O órgão também decidiu apreender todos os produtos da Araújo Produtos de Limpeza, de Paulo de Faria (SP). Neste caso, o problema seria maior: a empresa não teria autorização de funcionamento.
A agência informou que todos os produtos que não passam pela avaliação da vigilância sanitária são considerados clandestinos. O órgão elenca uma série de riscos decorrentes da falta de certeza sobre como ocorreu a produção, como queimaduras, problemas respiratórios, irritações, machucados e graves intoxicações.
A Anvisa entrou no foco do debate público em maio após recolher produtos da marca Ypê. Setores da direita passaram a apontar que a Anvisa estaria perseguindo a Ypê pela associação pública ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outra frente falava em uma tentativa de beneficar uma concorrente: a Minuano, ligada ao grupo empresarial dos irmãos Joesley e Wesley Batista.
VEJA TAMBÉM:
Anvisa amplia liberação de detergentes e desinfetantes Ypê
Anvisa comunica recolhimento voluntário de lote da água Crystal após encontrar mesma bactéria do caso Ypê
Apesar disso, há fatos que contrastam com as alegações. A identificação da bactéria, em novembro, partiu da própria Ypê, a partir de testes microbiológicos que constataram o problema. A empresa isse ainda que já havia constatado a necessidade de recolhimento e comunicado o mercado. A medida atingiu lotes específicos.
Na última sexta-feira (16), a agência ampliou o retorno à normalidade e autorizou a venda de detergentes e desinfetantes fabricados em novembro e dezembro de 2025.
De acordo com a nota oficial, a medida foi adotada após a Ypê apresentar laudos considerdos satisfatórios. Em novembro de 2025, a empresa identificou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em lotes específicos de lava-roupas. Com isso, determinou o recolhimento.
A Gazeta do Povo entrou em contato com a Cedro Química e com a Araújo Produtos de Limpeza. O espaço segue aberto para manifestação.
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Eventual Lula 4 dependeria de STF ainda mais autoritário para neutralizar Congresso de direita
Abertura de sigilos não passa de teatro de Lula
Derrite puxa fila de quadros de Tarcísio cotados para eventual governo Flávio
Como será o debate da TV Globo entre Lula e Flávio a dois dias da votação
Tudo sobre:
Anvisa
Jair Bolsonaro
mercado
Partido Liberal (PL)
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Economia


