PolíticaPF mira ex-servidor do STJ suspeito de vazar dados a advogado ligado...

PF mira ex-servidor do STJ suspeito de vazar dados a advogado ligado a Flávio Bolsonaro

Receba notícias por e-mail

Eleições 2026

Alexandre Garcia

Por Guilherme Grandi

Por Guilherme Grandi

19/10/2026 às 12:22

19/10/2026 às 12:22

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

A Polícia Federal (PF) realizou nesta segunda-feira (19) buscas contra Humberto Pradera, ex-secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspeito de repassar informações sigilosas da Corte ao advogado Willer Tomaz, amigo do senador Flávio Bolsonaro (PL). A Operação Linceu faz parte de uma investigação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e apura possíveis irregularidades no acesso antecipado a dados de processos judiciais.

Segundo os investigadores, mensagens indicam que informações sobre ações em andamento no STJ teriam sido enviadas a Tomaz. Entre os elementos identificados estão dados sobre procedimentos internos do tribunal e uma fotografia de um documento exibido na tela de um computador.

Em nota, o STJ afirmou que não se pronunciará sobre a operação, mas que “as medidas criminais estão em andamento e são sigilosas”. A Gazeta do Povo procurou também Willer Tomaz a Flávio Bolsonaro e aguarda retorno. A defesa de Pradera não foi encontrada pela reportagem, o espaço segue aberto para manifestações.

VEJA TAMBÉM:

15 Minutos: Roberta Luchsinger afirma que quer fazer delação e que pode atingir Lula

Ao jornal O Globo e ao site UOL, Willer Tomaz negou as acusações e afirmou que as insinuações contra ele são “falsas”. “Configuram desinformação e revelam desconhecimento elementar, ou deliberada distorção, do funcionamento dos tribunais”, pontuou. Já Pradera disse não ter tido acesso a processos em andamentos e que não foi informado de sua exoneração.

A investigação da Polícia Federal também identificou indícios de que o escritório de advocacia de Tomaz teria recebido antecipadamente minutas de decisões do STJ e pareceres do Ministério Público Federal (MPF). Em alguns casos, as informações sobre os possíveis resultados de julgamentos teriam permitido ao escritório modificar previamente suas estratégias processuais.

O caso chegou a Pradera a partir de informações reunidas pelos investigadores em uma apuração envolvendo Willer Tomaz, advogado apontado como amigo de Flávio Bolsonaro. “Teria facilitado o acesso indevido de terceiro a informações de processos em tramitação na Corte”, pontuou a PF.

VEJA TAMBÉM:

Janones convoca militância a inflar buscas negativas contra Flávio durante debate

Ministro do TSE dá 24 horas para Meta comprovar igualdade entre candidatos

Corregedor eleitoral proíbe impulsionamento pago de posts de Nikolas e Marçal

Pradera foi exonerado do cargo na última sexta-feira (16), antes da operação policial, após a abertura de um procedimento administrativo para apurar as suspeitas. O presidente do STJ, ministro Luís Felipe Salomão, determinou a investigação interna depois de tomar conhecimento dos fatos.

A PF apura, em tese, possíveis crimes de violação de sigilo funcional, peculato eletrônico, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. As suspeitas ainda estão sob investigação, e outras classificações criminais poderão ser consideradas caso surjam novos elementos.

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

“Qual a vantagem de fazer o certo?” Perdão de dívidas de Lula revolta MEIs que pagam impostos em dia

“O Brasil acabou”: Cinco gafes de Lula no debate com Flávio

O que empresários podem fazer para se adaptar ao fim da escala 6×1

Moraes será relator de novo inquérito contra Flávio Bolsonaro no STF

Tudo sobre:

Flávio Bolsonaro

Polícia Federal

STJ – Superior Tribunal de Justiça

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
21 ° C
21 °
21 °
88%
0m/s
100%
qui
31 °
sex
25 °
sáb
32 °
dom
24 °
seg
21 °