Receba notícias por e-mail
Eleições 2026
Alexandre Garcia
Por Diógenes Freire Feitosa
Por Diógenes Freire Feitosa
16/10/2026 às 19:58
16/10/2026 às 19:58
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou a imparcialidade da TV Globo nesta sexta-feira (16), após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu adversário no segundo turno da eleição presidencial, almoçar com executivos do Grupo Globo, no Rio de Janeiro.
Durante um ato de campanha em Ipatinga (MG), Lula afirmou que a emissora está sob “suspeição” e disse que não confia nela.
“Então, eu quero dizer pra vocês que, a partir de hoje, a Globo está sob suspeição da minha candidatura. Não vai ter confiança”, declarou o presidente.
Flávio foi recebido pelo presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho, e pelo vice-presidente de Relações Institucionais, Paulo Tonet.
Segundo a emissora, a visita teve caráter institucional e não contou com a participação de integrantes da equipe de jornalismo.
Lula atribui reação da Globo a medidas do governo
Lula atribuiu a suposta insatisfação da Globo com seu governo a medidas como o combate às apostas ilegais, a proposta de fim da escala de trabalho seis por um e a prisão do empresário Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master.
“Certamente, a Globo está com raiva de mim porque eu acabei com a bet e ela tinha a bet. Certamente, a Globo está com raiva de mim porque nós aprovamos o fim da escala 6×1. Ela deve estar com raiva porque sabe que fomos nós que prendemos o Vorcaro”, afirmou.
A declaração ocorreu um dia depois de Lula conceder entrevista à emissora.
O encontro entre o senador e os executivos provocou reação de integrantes da campanha petista.
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que atua na coordenação política da campanha, considerou a visita “inoportuna” e “inadequada” e defendeu tratamento igual aos dois candidatos.
A Globo afirmou que visitas institucionais fazem parte da rotina de seus executivos e que também teria recebido Lula caso a campanha do petista tivesse solicitado um encontro semelhante.
Lula diz que Cleitinho é “esperto” e sugere que governador eleito fique neutro
Em outro ato de campanha em Minas Gerais, em Juiz de Fora, Lula fez um aceno ao governador eleito Cleitinho Azevedo (Republicanos).
O presidente afirmou que respeitará o resultado das urnas e que pretende manter uma relação institucional com o futuro governador, embora ele não tenha apoiado o candidato petista.
“Minas Gerais elegeu um governador, não foi o nosso. A vontade do povo tem que ser respeitada. O Cleitinho é o governador do povo mineiro”, disse Lula.
O presidente também afirmou que o estado poderá retomar obras caso ele vença a eleição presidencial e declarou que tratará Cleitinho “com o respeito que o povo de Minas deu a ele”.
Em seguida, sugeriu que o governador eleito evite declarar apoio a qualquer candidato à Presidência.
“Tenho certeza de que o Cleitinho é esperto. Ele não precisa me apoiar, ele só tem que ficar quietinho, porque ele só tem a ganhar no final das eleições”, afirmou.
Cleitinho venceu a disputa pelo governo de Minas Gerais no primeiro turno, com apoio de eleitores da direita. O candidato do PT, Patrus Ananias, ficou em segundo lugar.
VEJA TAMBÉM:
Lula compra votos e cria armadilha populista para o país inteiro
Lula tenta se desvincular de Moraes e minimiza relações de aliados com Vorcaro
Lula faz uso eleitoral de PEC da Segurança construída pela oposição
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Lula precisa virar votação para vencer 2º turno — em 2022, não virou em nenhuma cidade
Lula compra votos e cria armadilha populista para o país inteiro
Sabatina na Globo: Flávio propõe guerra às facções, fim da reeleição e destaca recordes negativos de Lula
Flávio reforça compromisso com democracia e legalidade para conter fake news de Lula
Tudo sobre:
Banco Master
Cleitinho Azevedo
Eleições
Eleições 2026
Escala 6×1
Flávio Bolsonaro
Lula
Minas Gerais
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Política


