Receba notícias por e-mail
Eleições 2026
Alexandre Garcia
Por Camila Abrão
Por Camila Abrão
Por Renan Ramalho
Por Renan Ramalho
09/10/2026 às 18:18
09/10/2026 às 18:18
Atualizado em09/10/2026 às 19:19
Atualizado em
09/10/2026 às 19:19
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
Ouça este conteúdo
A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu, na tarde desta sexta-feira (9), direito de resposta contra a revista Veja após a publicação revelar supostos repasses de Daniel Vorcaro, do Banco Master, para um documentário sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida é uma resposta a pedidos feitos pela Casa Civil e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
No ofício enviado à AGU, a Casa Civil classificou a reportagem como uma ação de “desinformação” com potencial de impacto no processo eleitoral, que imputa falsamente a Lula o recebimento de vantagens indevidas.
"Há fortes indícios de manipulação, falseamento e desinformação, com dano à imagem institucional da Presidência da República, à credibilidade de políticas públicas da União e à integridade do processo eleitoral", disse a Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil.
VEJA TAMBÉM:
Vorcaro relata pagamentos por filme sobre Lula; PF diz não ter provas
Em nota, a AGU também destacou que a divulgação de informações "fidedignas" é pressuposto essencial para o debate público "em especial durante o período eleitoral". O órgão também pedirá a retificação das informações divulgadas, sem prejuízo da adoção de outras medidas legais.
Segundo a Casa Civil, as alegações baseiam-se em relatos não comprovados do ex-banqueiro preso, cujas propostas de colaboração premiada foram descartadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por falta de fundamentação probatória.
O ofício ressalta também a “assimetria” do momento da publicação, veiculada a 16 dias do segundo turno da eleição presidencial. A SAJ sugere à AGU a adoção de providências nas esferas cível, administrativa e criminal, citando a apuração de possíveis crimes de calúnia, infrações eleitorais e violação de sigilo das tratativas de delação.
Padilha pede perícia forense em áudio
Em outra frente, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pediu a realização de perícia fonética e áudioforense no arquivo de áudio divulgado pela revista para verificar sua autenticidade, integridade e eventuais edições. O ministro solicitou ainda a notificação extrajudicial e o ajuizamento de ação contra a Editora Abril e a Veja para a concessão formal de direito de resposta.
A reportagem sustenta que Padilha, enquanto era ministro de Relações Institucionais, teria atuado para facilitar a entrada do Master na captação de recursos junto a fundos de previdência de estatais, como Previ, Petros e Postalis. O ministro negou ter qualquer relação com Vorcaro.
Padilha defendeu que a AGU tome “providências jurídicas urgentes” em defesa da “honra, da imagem institucional e da lisura da atuação deste signatário, na qualidade de Ministro de Estado da Saúde, em virtude de graves e inverídicas imputações veiculadas pelos meios de comunicação”.
PF e PGR
Em notas oficiais, a Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) informaram que as propostas de colaboração premiada apresentadas pela defesa de Daniel Vorcaro não foram aceitas por descumprimento de requisitos legais e ausência de provas.
A PF esclareceu que o ex-banqueiro não prestou depoimento com o teor descrito pela reportagem e confirmou o recebimento de notícia-crime para apuração dos fatos.
Além disso, as defesas do próprio Vorcaro e de seus ex-sócios repudiaram a divulgação de trechos não homologados, afirmando que o material não possui valor probatório e carece de veracidade.
VEJA TAMBÉM:
PF pede cooperação dos EUA para rastrear dinheiro de fundo que bancou “Dark Horse”
Moderação repentina de ministros do STF aponta enfraquecimento e possível manobra
Governo Lula pretende cortar cargos indicados por partidos que apoiarão Flávio no segundo turno
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Fachin nega acesso imediato de Fux ao inquérito das fake news
Moderação repentina de ministros do STF aponta enfraquecimento e possível manobra
AGU cita eleições e cobra direito de resposta após reportagem sobre Vorcaro e filme de Lula
Ana Elisa: quem é a jovem que foi de esperança a problema para a campanha de Lula
Tudo sobre:
Alexandre Padilha
Banco Master
Casa Civil
Daniel Vorcaro
Polícia Federal
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Política


