EconomiaPF marca depoimentos de Galípolo e Campos Neto por relação do BC...

PF marca depoimentos de Galípolo e Campos Neto por relação do BC com Master

Receba notícias por email

Banco Master

Banco Central

Por Guilherme Grandi

Por Guilherme Grandi

02/10/2026 às 08:55

02/10/2026 às 08:55

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

A Polícia Federal marcou para a próxima semana os depoimentos do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e do ex-presidente da instituição Roberto Campos Neto no inquérito que apura supostas fraudes envolvendo o liquidado Banco Master. Também foram convocados como testemunhas o presidente do Conselho de Administração do BTG Pactual, André Esteves, e o atual diretor de Fiscalização do BC, Ailton de Aquino.

A previsão é que Esteves seja ouvido na segunda-feira (5), Galípolo na terça-feira (6) e Campos Neto na quarta-feira (7). Os quatro nomes são citados no depoimento de Paulo Sérgio Souza, ex-diretor do Banco Central investigado sob suspeita de receber propina do ex-banqueiro preso Daniel Vorcaro para favorecer o Master – acusação que ele nega.

Souza é um dos principais alvos da investigação sobre a possível atuação de ex-servidores do BC em uma espécie de consultoria informal para Vorcaro em troca de vantagens financeiras. Como o inquérito está próximo da conclusão, a PF costuma ouvir investigados e pessoas mencionadas antes de definir eventuais indiciamentos.

VEJA TAMBÉM:

Áudios de Zettel indicam que Vorcaro teria R$ 20 bilhões no exterior e proximidade com Moraes

Vorcaro prestou depoimento à PF em 28 de agosto e negou que Souza tenha favorecido o Master em processos no Banco Central. O banqueiro, porém, admitiu ter feito um “agrado” ao ex-servidor ao apoiar uma viagem da família dele à Disney, nos Estados Unidos.

Em seu interrogatório, Souza afirmou que tratou com Galípolo e Aquino de supostas irregularidades atribuídas ao Master antes da liquidação do banco pelo BC. Ele também disse que, no fim de 2024, o BTG Pactual comunicou a descoberta de uma fraude bilionária envolvendo a instituição de Vorcaro em uma reunião que contou com a presença de Campos Neto.

Souza ocupava a Diretoria de Fiscalização do Banco Central e foi afastado por decisão do Supremo Tribunal Federal. A defesa tenta convencer os investigadores de que ele não atuou para beneficiar o Master nos processos conduzidos pelo BC.

VEJA TAMBÉM:

Vorcaro tinha grupo com Motta, Ciro Nogueira e Fábio Faria para organizar encontros

Gilmar alfineta André Mendonça em sessão do STF após nova crise entre ministros

Gilmar cobra Fachin e STJ por pente-fino em precatórios e volta a citar “Turma do KN”

Além da apuração da PF, Souza e Belline Santana, ex-chefe do Departamento de Supervisão Bancária (Desup), foram submetidos a uma investigação interna sobre suas atuações no caso. A sindicância foi aberta por determinação de Galípolo no fim do ano passado, e as informações reunidas foram encaminhadas à Polícia Federal.

Souza autorizou a aquisição do Banco Máxima por Daniel Vorcaro, instituição que posteriormente passou a se chamar Banco Master. Mais tarde, como chefe-adjunto do Desup, Souza passou a acompanhar questões relacionadas à solidez e à estabilidade do sistema financeiro.

Belline chegou a ser considerado para assumir a Diretoria de Fiscalização, atualmente comandada por Ailton de Aquino. Ele também assinou diversos ofícios e despachos do Banco Central encaminhados ao Ministério Público Federal relacionados ao Banco Master.

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Gilmar atropela Nunes e Cármen, alfineta TSE e acirra tensão entre ministros

Judiciário interfere, provoca reviravoltas e debate da Globo acaba cancelado

TSE pode consertar uma injustiça ou jogar seu nome na lama ao julgar Dallagnol

O que diziam as pesquisas na semana do 1º turno em 2022. E o que apontam agora

Tudo sobre:

Banco Central

Banco Master

Gabriel Galípolo

Roberto Campos Neto

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Economia

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
21 ° C
21 °
21 °
88%
1m/s
100%
qui
32 °
sex
26 °
sáb
32 °
dom
28 °
seg
27 °