Receba notícias por email
América Latina
Guerra EUA x Irã
Por Fábio Galão
Por Fábio Galão
23/09/2026 às 09:44
23/09/2026 às 09:44
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
Ouça este conteúdo
O Departamento de Justiça (DOJ, na sigla em inglês) da gestão do presidente americano, Donald Trump, enviou na noite de terça-feira (22) uma manifestação ao Judiciário dos Estados Unidos, na qual afirmou que o governo tem o direito de vetar o acesso de jornalistas a espaços da administração pública federal em nome da segurança nacional.
A declaração foi uma resposta a uma ação judicial apresentada em um tribunal federal em Washington pelas emissoras CNN e MS NOW e pelo site Politico, cujos jornalistas foram impedidos de entrar na Casa Branca por ordem do presidente americano.
Ao anunciar o veto na sexta-feira (18), Trump alegou que tais órgãos de imprensa veiculam “fake news”.
Segundo informações da CNN, na sua manifestação, o DOJ alegou que “o acesso à Casa Branca é um privilégio, não um direito”.
“No mínimo, o governo pode controlar o acesso de repórteres a áreas presidenciais restritas, como o Salão Oval, mesmo por razões discriminatórias em relação a pontos de vista”, argumentou a pasta.
“O presidente constatou que os autores da ação se envolveram em uma série de incidentes jornalísticos que ameaçaram a segurança nacional. Tais reportagens levantam diretamente preocupações de segurança nacional”, acrescentou o DOJ.
Segundo a CNN, a Casa Branca enviou cartas aos três veículos de comunicação na terça-feira, explicando as razões de Trump para proibir a entrada dos seus jornalistas na sede da presidência americana.
A carta à CNN citou reportagens da emissora sobre os planos de Trump de construir um bunker “ultrassecreto” debaixo do salão de festas da Ala Leste da Casa Branca que está sendo construído e matérias sobre a guerra com o Irã.
Já a carta enviada à MS NOW critica a cobertura da emissora progressista sobre a guerra no Irã e uma reportagem sobre uma investigação de vazamento de informações, enquanto o Politico foi visado devido a matérias relacionadas ao Irã, ao salão de festas e às discussões sobre possíveis sanções contra a Rússia.
As emissoras ABC, CBS, Fox News e NBC concordaram em suspender a cobertura conjunta dos eventos com participação de Trump, em solidariedade aos órgãos de imprensa vetados na Casa Branca.
VEJA TAMBÉM:
Vizinhos isolam Lula no debate sobre crime organizado na ONU
Integrantes da delegação da Coreia do Norte nos Jogos Asiáticos pedem asilo no Japão
Trump se encontra com ditadora da Venezuela pela primeira vez após captura de Maduro: “Reunião histórica”
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Investigação sobre emendas com Dino pode virar “Inquérito das Fake News da política”
Resposta de Mendonça a Moraes é chance de Fachin mostrar firmeza
Vizinhos isolam Lula no debate sobre crime organizado na ONU
Quais punições o desfile de carnaval da Acadêmicos de Niterói pode render a Lula
Tudo sobre:
Donald Trump
EUA – Estados Unidos
Liberdade de imprensa
Washington
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Mundo


