Receba notícias por email
América Latina
Guerra EUA x Irã
Por Omar Godoy
Por Omar Godoy
23/08/2026 às 14:42
23/08/2026 às 14:42
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
Ouça este conteúdo
Um dos comediantes mais conhecidos da China está sendo investigado pela ditadura de Xi Jinping. E o motivo foi uma infração aparentemente pequena, mas imperdoável para o regime: ele trocou um verso de uma canção revolucionária durante um show.
Guo Degang, de 53 anos, foi denunciado às autoridades de Wuhan, onde se apresentou em julho. Desde então, outros espetáculos do artista foram cancelados.
A mudança na música foi pequena, mas suficiente para colocar Degang na mira da censura chinesa. O verso “Há silêncio às margens do Lago Weishan” virou “Há silêncio na Cidade Proibida”. E só.
A apresentação em Wuhan havia sido previamente autorizada pelo governo. A alteração da letra, porém, não estava no roteiro aprovado pelos censores. Segundo o jornal The Paper, de Xangai, a troca pode ter violado as normas que regulam espetáculos comerciais no país.
A canção se chama “Tocando Minha Querida Pipa” e faz parte de um filme dos anos 1950 sobre guerrilheiros comunistas que enfrentaram forças japonesas durante a Segunda Guerra Mundial. Em 2019, o tema foi incluído pelo Departamento de Propaganda do Partido Comunista em uma lista de 100 músicas recomendadas para marcar os 70 anos da fundação da República Popular da China.
A Cidade Proibida, em Pequim, foi durante séculos a residência dos imperadores chineses e hoje abriga um dos principais museus do país.
O caso de Degang não é isolado. Em 2023, o comediante conhecido como House irritou as autoridades após usar um slogan militar para descrever cães perseguindo esquilos. A empresa para a qual ele trabalhava foi multada, e o artista não voltou a se apresentar no país.
VEJA TAMBÉM:
Fundador de gigante imobiliária da China é condenado à prisão perpétua
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Por que investidores argentinos estão comprando empresas brasileiras
Lula, Moraes e Alcolumbre tramaram contra Mendonça, diz jornal
O que dizem as últimas pesquisas para governador
Mais de 400 estatais e uma pergunta: o Brasil precisa delas?
Tudo sobre:
Censura
China
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Mundo


