PolíticaMendonça barra vídeo de IA que liga Flávio a Vorcaro e rejeita...

Mendonça barra vídeo de IA que liga Flávio a Vorcaro e rejeita argumento de sátira

Pesquisa Eleitoral

Eleições em São Paulo

Eleições no Paraná

Por Bruno Maffi

Por Bruno Maffi

21/08/2026 às 07:51

21/08/2026 às 07:51

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a retirada de um vídeo feito com inteligência artificial que associa Flávio Bolsonaro (PL) ao ex-dono do Banco Master Daniel Vorcaro. Para o ministro, o conteúdo apresenta indícios de deepfake, e o fato de a publicação ser apresentada como “sátira” não afasta a proibição prevista nas regras eleitorais.

O vídeo foi publicado em 14 de agosto pelo perfil “Brasil Sátira do Poder”, no Instagram. A produção usa inteligência artificial para inserir Flávio em cenas ao lado de Vorcaro, em imagens que simulam o recebimento ou o transporte de dinheiro. O perfil usa a legenda “V de Vorcaro! A sátira musical que está dando o que falar!” no vídeo e faz referências à campanha eleitoral.

O PL pediu a remoção do vídeo, a proibição de novas publicações e a identificação do responsável pelo perfil, apontando uso ilícito de inteligência artificial e propaganda eleitoral antecipada negativa.

Ao analisar o pedido, Mendonça afirmou que o conteúdo reproduz de forma “fotorrealista” a fisionomia e as características físicas de Flávio. Segundo o ministro, a tecnologia colocou o candidato em cenários realísticos e atribui a ele gestos, interações e situações que não ocorreram.

Mendonça vê deepfake e finalidade eleitoral em vídeo contra Flávio

Mendonça enquadrou preliminarmente o material como deepfake. A legislação eleitoral proíbe conteúdo sintético de áudio ou vídeo criado ou manipulado digitalmente para alterar a imagem ou a voz de uma pessoa quando o material busca favorecer ou prejudicar uma candidatura.

“Há, portanto, criação tecnológica de uma realidade audiovisual inexistente, com aptidão para se apresentar visualmente como registro de acontecimentos efetivos”, escreveu Mendonça.

Além do aspecto técnico, o ministro identificou elementos que indicam finalidade eleitoral no vídeo, já que a produção utilizou a imagem de um candidato à Presidência, incorporando elementos de sua identidade visual de campanha e associando Flávio a Vorcaro de forma depreciativa.

Mendonça rejeitou a tese de que o caráter satírico autoriza a divulgação do conteúdo. Para o ministro, a classificação como sátira não basta para afastar a regra eleitoral. “A circunstância de a publicação apresentar-se como ‘sátira’ não é suficiente, por si só, para afastar a incidência da norma”, afirmou.

VEJA TAMBÉM:

Flávio mira redutos de Bolsonaro para ampliar votação no Nordeste

Pablo Marçal espera revisão de decisão do TSE que restringiu candidatura

PL pede que TSE crie comprovante de exibição de propagandas

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Dino e Moraes querem criar classe de jornalistas permitidos e deslegitimar “blogueiros”

Nova punição a desembargadores da Lava Jato alimenta clima de intimidação

MPE faz defesa incontestável da eligibilidade de Deltan Dallagnol

Mendonça barra vídeo de IA que liga Flávio a Vorcaro e rejeita argumento de sátira

Tudo sobre:

André Mendonça

Banco Master

Daniel Vorcaro

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro

Inteligência Artificial

TSE

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
céu pouco nublado
22 ° C
22 °
22 °
88%
1m/s
20%
sex
30 °
sáb
32 °
dom
28 °
seg
31 °
ter
22 °