PolíticaSalomão assume STJ, promete transparência e destaca importância de juízes justos

Salomão assume STJ, promete transparência e destaca importância de juízes justos

Receba notícias por e-mail

Eleições 2026

Alexandre Garcia

Por Camila Abrão

Por Camila Abrão

19/08/2026 às 20:38

19/08/2026 às 20:38

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O ministro Luis Felipe Salomão tomou posse nesta quarta-feira (19) como novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para um mandato de dois anos. O ministro Mauro Campbell Marques assume a vice-presidência do Tribunal. Em seu discurso, Salomão disse que entre as prioridades da sua gestão estará a transparência.

“A qualidade das decisões, a transparência e o acesso dos cidadãos serão preocupações permanentes de todos nós. Utilizar a inteligência artificial e as ferramentas tecnológicas para estarem a serviço da sociedade, e não o contrário. Aprimorar a capacitação dos servidores, de maneira saudável e inovadora”, afirmou. 

O ministro destacou a importância de juízes justos ao citar a definição do jurista Hélio Tornaghi sobre a função do julgador: “O bom juiz é, antes de mais nada, um justo. Ele encarna a justiça como um hábito de vida. O bom juiz não se conturba pela ignorância, não se transvia pelo preconceito, não se insensibiliza pelo hábito e nem se envenena pela paixão”.

VEJA TAMBÉM:

Críticas ao ativismo judicial e embate com Barroso: conheça o novo presidente do STJ

O antecessor de Salomão, ministro Herman Benjamin, ponderou que juízes são humanos, mas buscam “permanentemente” melhorar.

“O que seria de todos nós se não fossem as juízas e os juízes brasileiros? Mas é bom lembrar que nós somos, é óbvio, humanos, mas temos a convicção de que precisamos permanentemente melhorar na direção de um ideal vago, às vezes longínquos, mas que nós perseguimos: de fazer justiça no dia-a-dia e olhando também para as gerações futuras”, disse Benjamin.

O evento constava na agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no entanto, o petista não compareceu e foi representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e por ministros do governo. 

Além de Alckmin, fizeram parte da mesa de autoridades os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin; do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP); da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. 

O PGR homenageou a nova cúpula do STJ e afirmou que Benjamin conduziu o Tribunal “com incansável dedicação e aguda visão de futuro”, transmitindo o comando “fortalecido”.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, disse o ex-presidente do STJ presidiu a Corte com a consciência de que as instituições sólidas não são aquelas que desconhecem as dificuldades, mas as sabem atravessá-las sem renunciar aos seus princípios”. 

Simonetti disse que Salomão tem a “capacidade de construir pontes” e compreende que autoridade de uma Corte “não se mede pela distância da sociedade, mas pela credibilidade que consegue inspirar”. 

Também participaram da cerimônia os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, André Mendonça, Flávio Dino, Nunes Marques, Cristiano Zanin e Luiz Fux. 

VEJA TAMBÉM:

Gilmar Mendes diz que impeachment de ministro não deve avançar no Senado

Dino cobra Ministério da Saúde após silêncio sobre irregularidades em emendas

STF amplia Lei Maria da Penha para casos sem vínculo com agressor

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Casas Bahia e Marabraz expõem crise que arrasta centenas de varejistas à recuperação judicial

Plataforma indica 61 candidatos ao Senado favoráveis ao impeachment de ministros do STF

PF não prova crime de jornalista alvo de Moraes e o acusa de passar “imagem negativa” de Dino

MP Eleitoral pede ao TSE que rejeite candidatura de Pablo Marçal

Tudo sobre:

Beto Simonetti

Edson Fachin

Lula

OAB

Paulo Gonet

STJ – Superior Tribunal de Justiça

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
céu pouco nublado
22 ° C
22 °
22 °
88%
1m/s
20%
sex
30 °
sáb
32 °
dom
28 °
seg
31 °
ter
22 °