Receba notícias por email
América Latina
Guerra EUA x Irã
Por Ana Paula Pickler
Por Ana Paula Pickler
Por Agência EFE
Por Agência EFE
Especial para a Gazeta do Povo
Especial para a Gazeta do Povo
18/08/2026 às 17:55
18/08/2026 às 17:55
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
Ouça este conteúdo
O dia 19 de agosto na história é marcado pelo golpe que derrubou o primeiro-ministro iraniano Mohammad Mosaddegh, pela apresentação pública do daguerreótipo, um dos marcos do nascimento da fotografia, e por acontecimentos como o atentado que vitimou 22 pessoas no Iraque, entre elas o brasileiro Sergio Vieira de Mello, então principal representante da ONU naquele país.
A data também lembra o nascimento de personalidades como Joaquim Nabuco, Coco Chanel e Bill Clinton, além de nomes importantes da ciência, da literatura, do cinema e da música.
Relembre, junto com a Gazeta do Povo, alguns dos fatos que marcaram esta data.
VEJA TAMBÉM:
18 de agosto na história: da execução de García Lorca à estreia de Ringo nos Beatles
14 de agosto na história: da reabertura da embaixada dos EUA em Cuba ao fim da Segunda Guerra
13 de agosto na história: do Muro de Berlim ao acordo entre Israel e Emirados
Quais são os fatos marcantes de 19 de agosto
1839 – A Academia Francesa de Ciências apresenta publicamente em Paris o daguerreótipo, processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre. O método produzia imagens extremamente detalhadas em uma placa de cobre revestida de prata e se tornou um dos principais precursores da fotografia moderna.
1934 – Um plebiscito na Alemanha aprova, por ampla maioria, a concentração dos poderes de chefe de Estado e de governo nas mãos de Adolf Hitler, após a morte do presidente Paul von Hindenburg. A medida consolidou a transformação do regime nazista em uma ditadura.
1953 – Um golpe de Estado derruba o primeiro-ministro iraniano Mohammad Mosaddegh e fortalece o poder do xá Mohammad Reza Pahlavi. A operação contou com participação da CIA americana e do serviço secreto britânico, em um contexto de disputa pelo controle do petróleo iraniano e de temor ocidental diante da expansão do comunismo. Documentos posteriormente divulgados pelo governo dos Estados Unidos registraram a atuação da CIA na operação.
1983 – Cerca de 10 mil pessoas protestam em Buenos Aires contra a Lei de Anistia que o governo militar argentino pretendia aprovar para beneficiar integrantes das Forças Armadas envolvidos na repressão durante a ditadura.
1991 – Um grupo de dirigentes soviéticos anuncia que Mikhail Gorbachev estava temporariamente afastado do poder e tenta assumir o controle da União Soviética. O episódio, conhecido como golpe de agosto, fracassa após resistência popular e política e acelera a crise que levaria ao fim da União Soviética meses depois.
2003 – Um caminhão-bomba explode diante da sede das Nações Unidas em Bagdá, no Iraque, matando 22 pessoas. Entre as vítimas está o brasileiro Sergio Vieira de Mello, então principal representante da ONU no país. O ataque destruiu parte do Hotel Canal, onde funcionava a missão das Nações Unidas.
2009 – O cirurgião espanhol Pedro Cavadas realiza no Hospital La Fe, em Valência, o primeiro transplante de rosto da Espanha. A cirurgia durou mais de 15 horas e envolveu uma equipe de mais de 30 profissionais. O paciente recebeu tecidos faciais de um homem que havia morrido em um acidente.
2010 – As últimas tropas de combate dos Estados Unidos deixam o Iraque, sete anos depois da invasão que derrubou o regime de Saddam Hussein. A retirada marcou o encerramento da principal fase militar da Operação Liberdade do Iraque.
2020 – A Apple se torna a primeira empresa americana a atingir US$ 2 trilhões em valor de mercado. O feito ocorre pouco mais de dois anos depois de a companhia ter se tornado a primeira dos Estados Unidos a alcançar a marca de US$ 1 trilhão.
Nascimentos em 19 de agosto
1800 – Juan José Flores, militar venezuelano e primeiro presidente do Equador.
1849 – Joaquim Nabuco, escritor, diplomata e um dos principais líderes do movimento abolicionista brasileiro.
1883 – Coco Chanel, estilista francesa e fundadora da grife que leva seu nome.
1906 – Philo Farnsworth, inventor americano considerado um dos pioneiros da televisão totalmente eletrônica.
1919 – Malcolm Forbes, empresário e editor americano.
1946 – Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos.
1965 – Maria de Medeiros, atriz e diretora portuguesa.
Mortes em 19 de agosto
1662 – Blaise Pascal, filósofo, matemático e cientista francês.
1822 – Jean-Baptiste Joseph Delambre, matemático e astrônomo francês.
1977 – Groucho Marx, ator e comediante americano.
1988 – Jean-Paul Aron, escritor e ensaísta francês.
1995 – Pierre Schaeffer, compositor francês e pioneiro da música concreta.
2002 – Eduardo Chillida, escultor espanhol.
2015 – Lina Morgan, atriz e humorista espanhola.
2024 – Michel Guérard, chef francês considerado um dos precursores da chamada nouvelle cuisine.
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
O que explica a crise no varejo que levou Casas Bahia e Marabraz à recuperação judicial
Como Lulinha foi de monitor de zoológico a lobista milionário
Marçal entra em campo para zerar terceira via e ajudar Flávio Bolsonaro contra Lula
Flávio Bolsonaro recupera votos de evangélicos, no Sudeste e na direita
Tudo sobre:
História
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Mundo


