Receba notícias por email
América Latina
Guerra EUA x Irã
Por Isabella de Paula
Por Isabella de Paula
13/08/2026 às 18:13
13/08/2026 às 18:13
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
Ouça este conteúdo
A Organização dos Estados Americanos (OEA) anunciou nesta quinta-feira (13) que enviará uma missão chefiada pelo ex-ministro chileno das Relações Exteriores do Chile José Miguel Insulza para acompanhar as eleições presidenciais do Brasil.
A organização informou que assinou um acordo com o governo brasileiro sobre as garantias e imunidades da Missão de Observação Eleitoral (MOE).
O documento foi firmado na sede da OEA, em Washington, D.C, pelo Secretário-Geral, Albert R. Ramdin, e pelo Representante Permanente do Brasil junto à entidade, Benoni Belli. Desde 2018, a OEA monitorou quatro processos eleitorais no país.
O líder da missão durante as eleições brasileiras ocupou o cargo máximo da OEA por dois mandatos, entre maio de 2005 e maio de 2015. Também atuou como senador no Chile (2018-2026) e ocupou cargos de alto escalão em diversos governos chilenos.
O anúncio surge dias depois do Carter Center, fundado em 1982 pelo ex-presidente americano Jimmy Carter e por sua esposa Rosalynn Carter, desistir de monitorar o pleito de outubro, citando falta de recursos.
VEJA TAMBÉM:
Marco Rubio endurece ofensiva diplomática e pressiona governo Lula
Governo Trump inclui Brasil em nova investigação que apura evasão tarifária
Trump coloca PCC e CV na mira em nova ofensiva contra organizações criminosas
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Lula, Alcolumbre e Hugo Motta firmam um pacto pela continuidade do seu poder
TSE volta a registrar Flávio Bolsonaro como filiado ao PL após decisão de Nunes Marques
Trump coloca PCC e CV na mira em nova ofensiva contra organizações criminosas
Lula repete discurso e culpa antecessores enquanto obras paradas persistem
Tudo sobre:
Chile
Eleições
Lula
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Mundo


