Pesquisa Eleitoral
Eleições em São Paulo
Eleições no Paraná
Por Hermano Freitas
Por Hermano Freitas
13/08/2026 às 14:59
13/08/2026 às 14:59
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
Ouça este conteúdo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma nota oficial na tarde desta quinta-feira (13) informando que a filiação partidária fraudulenta do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao partido Missão foi realizada por um representante da própria legenda. A Corte descartou a hipótese de invasão ou hackeamento do sistema.
Segundo o tribunal, apenas uma pessoa com as credenciais oficiais do partido poderia realizar a transferência de filiação do parlamentar, que é pré-candidato pelo PL. O TSE informou ainda que seu presidente, o ministro Kassio Nunes Marques, enviou uma representação à Procuradoria-Geral Eleitoral para a tomada de providências e determinou instaurar inquérito por parte da Polícia Federal.
VEJA TAMBÉM:
Flávio atribui confusão em registro de candidatura a armação
Erro em sistema de filiação trava candidatura de Flávio
A nota do TSE conclui informando que o pedido de desfiliação de Flávio do Missão já foi recebido e está sob análise.
Entenda o caso
A alteração na filiação partidária do senador no sistema da Justiça Eleitoral chegou a impedir o registro de sua candidatura à Presidência da República nesta quinta-feira (13). Em vez de constar como filiado ao PL, Flávio passou a figurar como integrante do Missão, partido ligado a Renan Santos.
Por sua vez, o Missão divulgou uma nota afirmando ter sido vítima de uma fraude e alegou que seu próprio sistema detectou a irregularidade. A legenda declarou que tentou anular a ação junto ao TSE, mas o pedido foi negado pela Justiça Eleitoral.
"Um relatório com todos os logs, e-mails e IPs será disponibilizado para a imprensa e para as autoridades. Ressaltamos, ainda, que não é do interesse do partido acolher em seus quadros um parlamentar que, para além do desalinhamento ideológico, figura em acusações e suspeitas de envolvimento em esquemas de corrupção", declarou o Missão no comunicado.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Flávio Bolsonaro atribuiu ao "sistema" a tentativa de retirá-lo da disputa eleitoral e prometeu manter sua candidatura à Presidência até o fim.
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Flávio Bolsonaro atribui falsa filiação ao Missão a uma armação do “sistema” para derrubá-lo
Lula repete discurso e culpa antecessores enquanto obras paradas aumentam 32%
Trump coloca PCC e CV na mira em nova ofensiva contra organizações criminosas
Quem são os 47 candidatos ao Senado apoiados por Flávio Bolsonaro
Tudo sobre:
Flávio Bolsonaro
Partido Missão
Redes Sociais
Renan Santos
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Política


