Política“Bonapartismo” de Moraes pavimenta “escalada autoritária” no STF, diz Transparência Internacional

“Bonapartismo” de Moraes pavimenta “escalada autoritária” no STF, diz Transparência Internacional

Receba notícias por e-mail

Eleições 2026

Alexandre Garcia

Por Camila Abrão

Por Camila Abrão

12/08/2026 às 23:08

12/08/2026 às 23:08

Atualizado em12/08/2026 às 23:22

Atualizado em

12/08/2026 às 23:22

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

A ONG Transparência Internacional Brasil (TIB) afirmou nesta quarta-feira (12) que o “bonapartismo” do ministro Alexandre de Moraes e a “complacência” de seus pares levarão o Supremo Tribunal Federal (STF) a uma “escalada autoritária”. 

A manifestação ocorre em meio à repercussão da operação contra a fonte do jornalista Luís Pablo, no Maranhão, após a publicação de reportagens sobre o ministro Flávio Dino.

“O bonapartismo de Moraes e a complacência de seus pares pavimentam o caminho para a escalada autoritária. Dão razão a quem despreza a razão”, disse a a TIB, em nota divulgada no X.

VEJA TAMBÉM:

Sigilo da fonte jornalística é mais uma garantia constitucional abolida por Moraes

O termo “bonapartismo”, inspirado em Napoleão Bonaparte e Napoleão III, descreve a concentração de poderes em torno de uma autoridade que se coloca como árbitra de conflitos políticos, geralmente em nome da ordem ou do enfrentamento de uma crise.

Para a entidade, os “poderes excepcionais autoconcedidos do STF” servem “à blindagem de ministros contra o escrutínio público e investigações, à retaliação contra whistleblowers e, por vezes, até a vendetas pessoais”.

“A jurisdição universal normalizada no STF e, particularmente, em Moraes, sustentada em inquéritos genéricos e infindáveis, tornou-se vetor permanente de autoritarismo e abuso de poder”, destacou a ONG.

A organização apontou que o enfraquecimento do Supremo não é culpa de seus críticos, mas, sim, da “incapacidade de seus membros de se submeterem aos limites que a Constituição impõe a todos os poderes da República”.

A entidade alertou que, caso esses abusos não sejam freados, a demanda por normalidade pode se transformar em um "ataque irrefreável à própria Corte e à sua independência". 

“As lideranças verdadeiramente democráticas do país devem assumir a responsabilidade de restaurar os limites constitucionais ao exercício do poder pelo STF, antes que a reação a esses abusos deixe de ser uma demanda por normalidade constitucional e passe a se manifestar como ataque irrefreável à própria Corte e à sua independência”, alertou a entidade.

Veja a íntegra da nota divulgada pela TIB

“Os poderes excepcionais autoconcedidos do STF há muito deixaram de ter como alvo conspiradores reais em circunstâncias extraordinárias de ameaça institucional. Passaram a servir sistematicamente à blindagem de ministros contra o escrutínio público e investigações, à retaliação contra whistleblowers e, por vezes, até a vendetas pessoais.

A jurisdição universal normalizada no STF e, particularmente, em Moraes, sustentada em inquéritos genéricos e infindáveis, tornou-se vetor permanente de autoritarismo e abuso de poder.

O bonapartismo de Moraes e a complacência de seus pares pavimentam o caminho para a escalada autoritária. Dão razão a quem despreza a razão.

As lideranças verdadeiramente democráticas do país devem assumir a responsabilidade de restaurar os limites constitucionais ao exercício do poder pelo STF, antes que a reação a esses abusos deixe de ser uma demanda por normalidade constitucional e passe a se manifestar como ataque irrefreável à própria Corte e à sua independência.

O enfraquecimento institucional do Supremo será consequência não de seus críticos, mas da incapacidade de seus membros de se submeterem aos limites que a Constituição impõe a todos os poderes da República.”

VEJA TAMBÉM:

Greenwald diz que esquerda aplaude Moraes e lembra que sigilo de fonte não foi violado na Vaza Jato

PF diz que jornalista alvo de Moraes causou “perturbação do equilíbrio psicológico” de Dino

Abraji condena violação a sigilo de fonte após operação autorizada por Moraes no Maranhão

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Divisão de investigações contra Lulinha no STF amplia brechas para defesa buscar nulidades

Sigilo da fonte jornalística é mais uma garantia constitucional abolida por Moraes

Quem são os pesquisadores (de esquerda) que querem formar a “Bancada da Ciência”

Escalada de tensões pode levar os EUA a não reconhecerem resultado das eleições do Brasil?

Tudo sobre:

Alexandre de Moraes

Flávio Dino

STF

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
23 ° C
23 °
23 °
83%
3.6m/s
100%
sex
30 °
sáb
32 °
dom
28 °
seg
31 °
ter
29 °