InternacionalDrones da Marinha britânica tinham câmeras que transmitiam dados à China

Drones da Marinha britânica tinham câmeras que transmitiam dados à China

Receba notícias por email

América Latina

Guerra EUA x Irã

Por John Lucas

Por John Lucas

12/08/2026 às 00:33

12/08/2026 às 00:33

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

A Marinha britânica descobriu que câmeras instaladas em drones de vigilância marítima K3 Scout estavam enviando sinais e comunicações para um endereço de internet na China. Os equipamentos, que estão sendo utilizados pela marinha britânica desde março, possuem componentes que foram fabricados no país comunista, segundo noticiou o jornal The Telegraph.

De acordo com a informação, as câmeras estavam transmitindo as chamadas “heartbeat communications”, sinais usados para indicar que o equipamento estava conectado e funcionando normalmente. O Ministério da Defesa britânico afirmou que não encontrou evidências de que informações sensíveis ou sistemas militares tenham sido acessados ou enviados ao exterior.

Após a descoberta, o Ministério da Defesa do Reino Unido retirou toda a conectividade com a internet das câmeras. Segundo o The Telegraph, os drones integram uma frota avaliada em US$ 16,2 milhões e haviam sido fornecidos pelo grupo britânico Kraken Technology Group, que adquiriu as câmeras de uma empresa terceirizada.

A Kraken afirmou que alguns desses equipamentos possuíam uma pequena quantidade de componentes produzidos fora do Reino Unido, mas disse que uma auditoria conjunta com a Marinha concluiu que nenhuma informação sensível foi compartilhada fora dos canais previstos. A empresa também declarou que eventuais vulnerabilidades identificadas foram corrigidas.

O caso chamou atenção porque os K3 Scout são utilizados em operações ligadas às forças especiais britânicas. Segundo uma fonte de defesa ouvida pelo The Telegraph, os drones também faziam parte de preparativos para uma possível missão britânica no Golfo Pérsico, voltada à proteção da navegação no Estreito de Ormuz.

A reportagem afirma ainda que havia preocupação sobre a proximidade desses equipamentos com instalações e reuniões sensíveis do Special Boat Service (SBS), uma das principais unidades de forças especiais do Reino Unido. Também foram levantadas dúvidas sobre o fato de as câmeras permanecerem ativas mesmo quando os drones estavam desligados.

A deputada conservadora Alicia Kearns, porta-voz da oposição para assuntos de segurança, afirmou que o caso demonstra a necessidade de maior controle sobre a origem das peças presentes em sistemas empregados pelas Forças Armadas.

Os K3 Scout foram comprados para integrar o programa de modernização da frota de superfície da Marinha britânica. Segundo The Telegraph, o modelo pode transportar até 600 quilos de carga e operar continuamente por até 30 dias, além de já ter participado de testes da Otan no Mar Báltico.

VEJA TAMBÉM:

Taiwan quer o apoio de presidente eleito do Brasil contra a pressão chinesa

Como foi a operação secreta dos EUA para impedir um ataque do Irã contra Trump na Turquia

EUA aceitam discutir tarifaço com Brasil na OMC e China pede para entrar na ação

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Moraes avança contra liberdade de imprensa em operação contra adversário de Dino

STF x PF: o embate que vai pesar nesta eleição

O que as 47 apostas de Flávio Bolsonaro revelam sobre o novo Senado

Como Rubio, crítico de Lula, influencia a disputa entre EUA e Brasil

Tudo sobre:

China

Reino Unido

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
23 ° C
23 °
23 °
83%
3.6m/s
100%
sex
30 °
sáb
32 °
dom
28 °
seg
31 °
ter
29 °