InternacionalFoguete da SpaceX colide com a Lua e se torna um experimento...

Foguete da SpaceX colide com a Lua e se torna um experimento científico

O impacto na Lua

Na última quarta-feira (5), o estágio superior de um foguete Falcon 9, da SpaceX, atingiu a superfície lunar a 8.700 km/h, criando uma nova cratera de 18 metros. Diferente de acidentes comuns, cientistas celebraram o evento, pois conheciam os detalhes do objeto, transformando a colisão em um raro experimento científico.

Um experimento controlado

Normalmente, a Lua é atingida por meteoritos cujas características são desconhecidas. No caso do foguete da SpaceX, os pesquisadores já sabiam exatamente o peso, o tamanho e do que ele era feito. Isso funciona como um experimento controlado: ao observar o tamanho do buraco e a poeira levantada, os cientistas podem conferir se os seus cálculos sobre como os impactos afetam o solo lunar estão corretos.

O que os cientistas esperam descobrir

O foco principal é o estudo do subsolo. Quando o foguete bateu, ele levantou uma nuvem de regolito — que é aquela camada de poeira e pedras que cobre a Lua. Analisando esse material e as imagens capturadas por sondas como a Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, será possível entender melhor a composição das camadas internas da Lua e como a superfície evoluiu ao longo do tempo.

Riscos e polêmicas

Não há motivo para preocupação. Especialistas da NASA e da Agência Espacial Brasileira garantem que o impacto não altera a órbita da Lua e não representa perigo para o nosso planeta. No entanto, o evento reacende o debate sobre o descarte de materiais no espaço. Com o aumento das missões lunares, cresce o volume de partes de foguetes deixadas para trás. Cientistas defendem regras mais rígidas para evitar que a órbita e a superfície lunar fiquem repletas de detritos, o que poderia atrapalhar futuras viagens tripuladas ou a instalação de bases permanentes.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens quebradas
22 ° C
22 °
22 °
94%
2.1m/s
75%
sex
27 °
sáb
34 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
30 °