InternacionalTrump diz que acordo nuclear só sairá do papel se Arábia Saudita...

Trump diz que acordo nuclear só sairá do papel se Arábia Saudita estabelecer relações com Israel

Governo Trump

América Latina

Guerra EUA x Irã

Por Fábio Galão

Por Fábio Galão

23/07/2026 às 10:13

23/07/2026 às 10:13

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (23) que o acordo nuclear com a Arábia Saudita não prevê enriquecimento de urânio pelo reino e só será aplicado se o país árabe estabelecer relações diplomáticas com Israel.

“O acordo de energia nuclear para fins civis (não haverá enriquecimento de material!) que está sendo firmado entre o Departamento de Energia dos Estados Unidos e a Arábia Saudita — e que diz respeito apenas a usos não militares, semelhantes aos que o Irã, os Emirados Árabes Unidos e outros já possuem — será aprovado, mas está totalmente condicionado à adesão da Arábia Saudita aos muito respeitados e bem-sucedidos Acordos de Abraão”, escreveu Trump na rede Truth Social.

Os Acordos de Abraão são compromissos que Trump intermediou no seu primeiro mandato (2017-2021) e por meio dos quais Israel já normalizou relações com quatro países islâmicos: Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Marrocos e Sudão.

As negociações para que Israel e Arábia Saudita estabeleçam relações diplomáticas estão travadas desde o início da guerra dos israelenses contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza, em 2023, conflito atualmente em cessar-fogo.

“Os Estados Unidos não se opõem a instalações nucleares para fins civis (sem enriquecimento)”, enfatizou Trump nesta quinta-feira. Além da exigência sobre Israel feita pelo presidente americano à Arábia Saudita, o acordo ainda precisa ser aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos.

O secretário de Energia americano, Chris Wright, e o ministro de Energia da Arábia Saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, assinaram na quarta-feira (22) o chamado Acordo 123, que, segundo comunicado do governo dos EUA, vai proporcionar às empresas americanas amplo acesso ao programa de energia nuclear saudita, sob “elevados padrões de segurança nuclear, proteção e não proliferação”.

Apesar de os dois países garantirem que a parceria tem fins pacíficos, o anúncio do acordo tem gerado preocupações em Israel, onde políticos temem uma corrida nuclear armamentista no Oriente Médio.

VEJA TAMBÉM:

Ataque houthi a navios-tanque da Arábia Saudita ameaça espalhar guerra; preço do petróleo volta a subir

Como um país árabe quer driblar dependência do Estreito de Ormuz

Nova frente? Trump ameaça houthis caso interrompam navegação no Mar Vermelho

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Lula caminha para recorde de gasto com cartão corporativo em governo de ostentação

Ortega, ditador que Lula ajudou a construir, acaba com as eleições na Nicarágua

Economista da Faria Lima vira peça-chave de Flávio para atrair eleitorado decisivo

STF vira palco de ofensiva para derrubar regra de banheiros por sexo biológico em igrejas

Tudo sobre:

Arábia Saudita

Donald Trump

Energia Nuclear

EUA – Estados Unidos

Irã

Israel

Oriente Médio

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens quebradas
23 ° C
23 °
23 °
88%
5.1m/s
75%
sex
22 °
sáb
34 °
dom
29 °
seg
32 °
ter
32 °