Oficialização da Candidatura
O partido Missão oficializou Renan Santos como candidato à Presidência da República, tornando-o o primeiro nome com candidatura oficialmente homologada para a disputa presidencial de outubro no Brasil.
A convenção foi realizada em formato online e sem transmissão aberta devido a motivos de segurança, com a legenda alegando ter recebido ameaças de facções criminosas.
Outras Candidaturas
Além de Renan Santos, outros partidos também estão se preparando para lançar seus candidatos. O Partido dos Trabalhadores (PT) deve oficializar a candidatura de Lula em 2 de agosto, enquanto o Partido Liberal (PL) tem Flávio Bolsonaro como pré-candidato, com cerimônia de lançamento prevista para o próximo sábado.
O Partido Social Democrático (PSD) deve proclamar Ronaldo Caiado como candidato no próximo domingo, e o Partido Novo deve oficializar o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no dia 27.
Contexto Político
O cenário político está se desenhando com várias candidaturas e alianças em jogo. Kim Kataguiri, do partido Missão, anunciou uma série de ações no Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja reconhecido um estado de exceção no país devido à atuação das organizações criminosas.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, proibiu Flávio Bolsonaro de visitar o pai até o fim do primeiro turno das eleições, o que gerou acusações de tentativa de interferência no pleito.
Com o início do prazo das convenções partidárias, os partidos terão até 5 de agosto para definir nomes e fechar alianças para as eleições presidenciais, regionais e legislativas.
Fonte: Gazeta Política


