NacionalTemporais no Rio Grande do Sul: mais de 40 cidades atingidas

Temporais no Rio Grande do Sul: mais de 40 cidades atingidas

Temporais no Rio Grande do Sul

Mais de 40 municípios do Rio Grande do Sul registraram danos provocados pelos temporais que atingem o estado desde a última sexta-feira (17). Segundo balanço divulgado pela Defesa Civil na noite deste domingo (19), os principais estragos foram destelhamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica causados pelas fortes rajadas de vento.

Ao menos 19 pessoas precisaram deixar suas casas em razão dos danos. Para reforçar o atendimento aos municípios afetados, a Defesa Civil instalou um gabinete regional de crise em Santa Maria.

Danos e previsão do tempo

As rajadas mais intensas deste domingo chegaram a 90 km/h em Santa Maria e São José dos Ausentes. Em Santa Maria, mais de 20 residências tiveram os telhados danificados, além de duas escolas. Ventos acima de 70 km/h também foram registrados em Jaguarão, Dom Pedrito e Dilermando de Aguiar.

A previsão para esta segunda-feira (20) indica chuva intensa em diversas regiões do estado, especialmente no Oeste, Centro e Vales, onde os acumulados podem superar 100 milímetros em apenas um dia. Em alguns pontos, o volume de chuva pode ultrapassar 120 milímetros, além da possibilidade de tempestades severas isoladas na faixa central do estado.

Alertas e recomendações

Após reunião do Gabinete Integrado de Gerenciamento de Desastres (Giged), o governador Eduardo Leite (PSD) afirmou que os impactos registrados até agora ficaram abaixo do esperado, mas reforçou que a população deve permanecer atenta. “Felizmente os impactos entre sexta-feira e o início deste domingo foram bem menores do que o prognóstico inicial, mas o cenário até terça ainda pede cuidado. Por isso, a Defesa Civil seguirá com equipes mobilizadas e é fundamental que a população permaneça atenta aos alertas, se colocando em segurança, jamais se arriscando em áreas alagadas ou sob condições de perigo”, afirmou.

Fonte: Gazeta Brasil

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
22 ° C
22 °
22 °
83%
2.1m/s
100%
qui
32 °
sex
26 °
sáb
32 °
dom
28 °
seg
24 °