InternacionalBispo explica por que Deus permite terremotos e sofrimento

Bispo explica por que Deus permite terremotos e sofrimento

Terremotos na Venezuela

Após os terremotos de 24 de junho na Venezuela, muitas pessoas podem estar se perguntando: Como encontrar Deus em meio à tragédia? Por que Deus permite tanto sofrimento? Carlos Márquez, bispo auxiliar de Caracas, refletiu sobre o mistério do sofrimento em entrevista ao ACI Prensa.

A Igreja Católica e o sofrimento

Na visão do prelado, a Igreja Católica desempenha um papel fundamental ao lançar luz sobre essas questões existenciais. Márquez disse que seria “um ato de tremenda soberba” tentar fornecer respostas que resolvam completamente esse mistério. Em última análise, observou ele, fazer essas perguntas é uma forma de “procurar alguém para culpar”.

Explicação para o sofrimento

Para ajudar a dar sentido à tragédia, Márquez apontou dois fatores específicos. O primeiro é a liberdade humana, que, quando mal utilizada, “causa sofrimento e dor”. Ele se referiu aos edifícios desabados, muitos dos quais podem ter sido construídos em locais inadequados devido às más condições do solo ou talvez construídos sem aderir aos padrões de segurança adequados.

O segundo elemento específico está na Carta de São Paulo aos Romanos, onde o apóstolo dos gentios escreveu que a criação “geme até o presente e sofre as dores do parto” (Rm 8,22-39). Isso nos ajuda a entender que a natureza “se reajusta, evolui e se move” como parte de um processo “em direção à plenitude prometida por Jesus Cristo”.

Mensagem de esperança

No entanto, diante dessas realidades, o prelado ofereceu uma promessa reconfortante: “A promessa de Cristo não foi que não sofreríamos, nem que não haveria terremotos, inundações ou tragédias naturais. Em meio à dor, ele prometeu não nos abandonar. Não estamos sozinhos: ‘Estarei convosco até o fim do mundo’. Ele nos promete sua companhia no meio da dor”.

Deus também nos dá o exemplo e a intercessão dos santos “para que não percamos o ânimo” e possamos nos sentir acompanhados. Márquez ressaltou que a dor é passageira e que a morte não é final. Unidos na fé, esperança e caridade, com os olhos fixos no Cristo ressuscitado, podemos superar a tragédia.

Até o momento, o número oficial de mortos após os terremotos é de 4.829, enquanto o número de feridos e pessoas afetadas chega às dezenas de milhares. A Venezuela é uma terra de graça e de santos, e com a esperança e a fé, os venezuelanos podem se levantar novamente após essa tragédia.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens quebradas
23 ° C
23 °
23 °
88%
5.1m/s
75%
sex
22 °
sáb
34 °
dom
29 °
seg
32 °
ter
32 °