InternacionalLíderes mundiais recebem presente inusitado na cúpula da Otan

Líderes mundiais recebem presente inusitado na cúpula da Otan

Um presente diplomático inusitado

Os líderes mundiais que participaram da cúpula da Otan, em Ancara, receberam um presente inusitado do presidente turco e anfitrião, Recep Tayyip Erdogan: uma pistola rara com o nome gravado e seis balas.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, foi o primeiro a mencionar o episódio, durante o voo de regresso ao Reino Unido. Junto com a arma, que veio em uma caixa vermelha forrada de preto, havia seis balas intactas e um bilhete isentando os itens dos controles de exportação.

Reações dos líderes

O primeiro-ministro da Hungria, Peter Magyar, escreveu em uma rede social que recebeu um revólver Magnum com munição, gravado com seu nome. Já o primeiro-ministro da Bélgica, Bart De Wever, só tomou conhecimento do que estava dentro da caixa após desembarcar em seu país de origem e imediatamente entregou o objeto à polícia do aeroporto para ser guardado em um cofre seguro.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, agradeceu pelo presente e disse que doará a arma a um museu militar após ser desativada.

Contexto do presente

O presente diplomático reflete um amplo esforço de Erdogan para chamar a atenção à indústria de defesa nacional da Turquia. Trata-se de uma Gümüşay 357 Magnum, um modelo criado pela empresa pública de armamento turco MKE, que teve início ainda na década de 1990, inspirando-se no modelo norte-americano Colt Python.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
chuva fraca
24 ° C
24 °
24 °
88%
2.6m/s
100%
sáb
34 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
32 °
qua
24 °