Decisão da Fifa gera críticas
A decisão da Federação Internacional de Futebol (Fifa) de suspender a punição imposta ao atacante americano Folarin Balogun, após contato do presidente dos EUA, Donald Trump, gerou ampla repercussão e críticas de autoridades e instituições esportivas internacionais.
A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) classificou a decisão como ‘sem precedentes, incompreensível e injustificável’, afirmando que ‘quando a certeza das regras deixa de ser garantida por seus guardiões, a integridade do jogo é posta em questão e a credibilidade da competição é prejudicada’.
Repercussão política
O caso foi além da esfera esportiva e invadiu a política internacional. A União Europeia afirmou que as decisões sobre o esporte ‘pertencem às entidades esportivas, não aos políticos’, após a suposta intervenção de Trump ser amplamente repercutida na imprensa internacional.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, defendeu a decisão da Fifa, argumentando que a revisão do lance ‘não deveria ter sido feita em câmera lenta’.
Intervenção de Trump
O líder da Casa Branca disse que ligou para o presidente da Fifa, Gianni Infantino, para solicitar uma revisão da sanção imposta a Balogun. Infantino confirmou posteriormente a ligação, embora tenha insistido que a decisão de anular a sanção contra Folarin Balogun tenha sido uma resolução ‘independente’ do Comitê Disciplinar.
A Fifa justificou a decisão invocando seu ‘poder discricionário para suspender a execução de qualquer medida disciplinar’. A decisão determina a suspensão e o ‘regime de liberdade condicional’ da suspensão de uma partida, pela qual o atacante também recebeu uma multa de US$ 40 mil.
Fonte: Gazeta Mundo


