InternacionalPresidente eleito da Colômbia quer reuniões de transição gravadas

Presidente eleito da Colômbia quer reuniões de transição gravadas

Transição de poder na Colômbia

A transferência de poder na Colômbia começou oficialmente nesta quinta-feira, com a primeira reunião entre as equipes de transição do presidente eleito, Abelardo de la Espriella, e do presidente em fim de mandato, Gustavo Petro.

A reunião, realizada na Casa de Nariño, sede da presidência colombiana, contou com a participação do vice-presidente eleito, José Manuel Restrepo, e do atual ministro da Fazenda, Germán Ávila, coordenadores do processo de transição indicados pelos líderes de direita e de esquerda, respectivamente.

Reuniões públicas

Restrepo afirmou que todas as próximas reuniões deveriam ser gravadas e transmitidas para que sejam acompanhadas pela população da Colômbia. “Para que qualquer cidadão possa participar. Na visão de Abelardo de la Espriella, todas as reuniões devem ser públicas. Caso contrário, eu mesmo as tornarei públicas”, afirmou o vice-presidente eleito.

A equipe de Espriella apelidou o processo de transição de “Arca de Noé”, já que alega que o novo presidente enfrentará uma “tempestade” a partir de 7 de agosto, quando tomará posse.

Conflito entre as equipes

As equipes de Espriella e Petro já haviam entrado em conflito anteriormente, já que o direitista propôs uma auditoria em contratos e obras públicas, o que foi mal recebido pela gestão esquerdista.

Em junho, Espriella derrotou no segundo turno da eleição presidencial o candidato de Petro, o senador Iván Cepeda, por uma diferença de menos de um ponto percentual.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
chuva moderada
23 ° C
23 °
23 °
94%
1m/s
20%
sáb
34 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
32 °
qua
24 °