EconomiaBrasil avança com plano para emitir títulos da dívida em moeda chinesa

Brasil avança com plano para emitir títulos da dívida em moeda chinesa

Plano inédito

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, entregou ao presidente do Banco Popular da China, Pan Gongsheng, uma carta de intenções com o projeto de lançar títulos da dívida pública em yuan. Essa medida é vista como uma jogada geopolítica para fortalecer a parceria bilateral com a China e também como um esforço para reduzir a dependência do dólar.

Contexto

A movimentação ocorre em um contexto de disputa entre Estados Unidos e China pela liderança da economia mundial. Além disso, o país enfrenta a ameaça de uma tarifa de 25% sobre produtos brasileiros impostas pelos EUA. O ministro afirmou que o Brasil quer captar ao menos US$ 735 bilhões – ou 5 bilhões de yuans – em sua primeira emissão, mas ainda não há data definida para a disponibilização ao investidor.

Objetivos

Os títulos panda fazem parte de uma iniciativa dos chineses para internacionalizar o yuan e fazer frente à hegemonia global do dólar. A adesão do Brasil ocorre durante a visita de Durigan ao país asiático para participar do Fórum de Finanças Verdes Brasil-China, em Xangai. O ministro destacou o termo ‘soberania’ para se referir à decisão, indicando um esforço para diversificar as opções financeiras do país e reduzir a dependência de moedas estrangeiras.

Fonte: Gazeta Economia

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
chuva fraca
23 ° C
23 °
23 °
83%
1m/s
0%
sex
25 °
sáb
33 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
22 °