Receba notícias por e-mail
Eleições 2026
Alexandre Garcia
Por Camila Abrão
Por Camila Abrão
24/06/2026 às 23:13
24/06/2026 às 23:13
Atualizado em24/06/2026 às 23:21
Atualizado em
24/06/2026 às 23:21
Ouça este conteúdo
O Ministério das Relações Exteriores informou, na noite desta quarta-feira (24), que está monitorando os brasileiros que estão na Venezuela após os terremotos que atingiram o país vizinho. Segundo a pasta, até o momento, não foram identificados brasileiros entre as vítimas.
Em nota, o Itamaraty manifestou pesar pelas mortes e expressou “solidariedade ao governo e ao povo da Venezuela e deseja pronta recuperação aos feridos”.
“O plantão consular do Itamaraty permanece à disposição para prestar assistência aos cidadãos brasileiros em situação de emergência”, disse o ministério.
VEJA TAMBÉM:
O que se sabe sobre a sequência de terremotos que abalou a Venezuela
Dois fortes terremotos atingiram a Venezuela com apenas 39 segundos de diferença, em uma sequência sísmica cujo evento principal foi um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter, informou o sistema oficial de alerta de tsunamis dos Estados Unidos.
Segundo a Agência EFE, as autoridades detalharam que o primeiro tremor, inicialmente registrado com magnitude 7,2, foi reclassificado como um terremoto precursor do tremor de 7,5, após a análise dos registros sísmicos.
O epicentro do tremor foi localizado a cerca de 300 quilômetros a leste de Caracas, no município de Montalbán, no estado de Carabobo, na região central da Venezuela.
O terremoto ocorreu a uma profundidade de 13,2 quilômetros, sendo, portanto, classificado como um sismo superficial, de acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O último tremor semelhante ocorrido na Venezuela foi em 2018, com magnitude de 7,3 no estado de Sucre, e afetou pelo menos dez países da região, incluindo Brasil, Guiana e várias ilhas do Caribe.
Veja a íntegra da nota do Itamaraty sobre terremoto na Venezuela
“O Governo brasileiro manifesta pesar pelas perdas causadas em decorrência dos terremotos que atingiram o território da Venezuela no dia de hoje, 24 de junho. Até o momento, os sismos resultaram em danos à infraestrutura local e deslocamento de contingentes populacionais.
O Brasil expressa solidariedade ao governo e ao povo da Venezuela e deseja pronta recuperação aos feridos.
Até o momento, não foram identificados brasileiros entre as vítimas. O plantão consular do Itamaraty permanece à disposição para prestar assistência a cidadãos brasileiros em situação de emergência. O plantão consular da Embaixada do Brasil em Caracas pode ser contatado por meio do telefone +58 414-3723337 e o plantão consular em Brasília, pelo telefone +55 (61) 98260-0610.”
VEJA TAMBÉM:
Terremotos na Venezuela são sentidos no Brasil e na Colômbia
Dois fortes terremotos atingem a Venezuela e causam pânico em Caracas
Itamaraty sobe o tom e cobra “traidores da pátria” por tarifaço em indireta a Flávio
Você pode se interessar
Terremoto de magnitude 7,5 atinge Venezuela
Terremoto de magnitude 7,5 atinge Venezuela
Justiça dos EUA admite entrada do Brasil na defesa de Moraes
Justiça dos EUA admite entrada do Brasil na defesa de Moraes
Henry Nowak: o jovem britânico que morreu por ser branco
Henry Nowak: o jovem britânico que morreu por ser branco
Atividade de influenciador mirim configura trabalho infantil, diz Ministério Público do Trabalho
Atividade de influenciador mirim configura trabalho infantil, diz Ministério Público do Trabalho
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Jorge Messias tenta avançar com proposta que amplia poderes da AGU após derrota
O que se sabe sobre a sequência de terremotos que abalou a Venezuela
Michelle diz que foi humilhada e apunhalada por Flávio após divergência no PL
Chapa da direita ao Senado em São Paulo se desenha após condenação de Eduardo Bolsonaro
Tudo sobre:
Itamaraty
Venezuela
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Política


