Acordo de Paz entre EUA e Irã
O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, descartou a possibilidade de Washington liberar ativos financeiros iranianos congelados como contrapartida pela assinatura do acordo de paz que encerra a guerra entre Estados Unidos e Irã.
Termos do Acordo
Em entrevista à imprensa dos EUA, Vance disse que o acordo de paz já foi assinado digitalmente por Irã e EUA, e não envolveu qualquer transferência de recursos financeiros ao regime iraniano. “Nenhum fundo foi liberado, e isso não vai mudar”, afirmou o vice-presidente americano.
De acordo com Vance, qualquer eventual alívio econômico ao Irã dependerá do cumprimento de exigências consideradas essenciais por Washington. Entre elas estão a eliminação dos estoques de urânio altamente enriquecido e a aceitação de um sistema de inspeções que permita verificar se Teerã não está avançando na construção de armas nucleares.
Declarações do Vice-Presidente
O vice-presidente também defendeu que o Estreito de Ormuz permaneça aberto à navegação internacional sem cobrança de taxas. As declarações ajudam a esclarecer alguns dos termos do acordo anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Fonte: Gazeta Mundo


