InternacionalCandidato de esquerda no Peru pede recontagem de votos após direita ampliar...

Candidato de esquerda no Peru pede recontagem de votos após direita ampliar vantagem

Recontagem de votos

O candidato de esquerda à Presidência do Peru, Roberto Sánchez, propôs uma recontagem completa dos votos do segundo turno das eleições, após a candidata Keiko Fujimori, do partido de direita Fuerza Popular, ampliar a vantagem sobre o adversário por quase duas mil cédulas.

A proposta foi prontamente rejeitada pela legenda de Fujimori. O candidato a vice-presidente pelo partido Fujimorista, Luis Galarreta, disse que “democracia não é fazer o que se quer, (mas sim) existe um marco legal”.

Rejeição da proposta

Galarreta explicou que as comissões eleitorais especiais (JEE) estão atualmente recontando os votos das seções eleitorais ou mesas de votação sinalizadas por supostas irregularidades. No entanto, enfatizou que “as seções eleitorais que foram sinalizadas são aquelas que o júri eleitoral, e não o Sr. Sánchez ou Luis Galarreta, decide se devem ou não ser recontadas”.

Com menos de 2% dos votos restantes para serem apurados, o representante de esquerda do Juntos por el Perú anunciou que apresentou a Fujimori a proposta de revisão, “especialmente nos locais onde há suspeita de falta de transparência”.

Resultados atuais

Os Tribunais Eleitorais Especiais (JEE) receberam até o momento um total de 1.579 atas de apuração do segundo turno. Destas, 154 foram encaminhadas para recontagem, mas apenas quatro chegaram à audiência pública onde esse procedimento é realizado. Com 98,27% das atas apuradas, Fujimori tem 50,004% dos votos, enquanto Sánchez tem 49,996%, o que representa uma vantagem de 1.616 votos para a candidata de direita.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
23 ° C
23 °
23 °
94%
0.5m/s
100%
sáb
36 °
dom
29 °
seg
31 °
ter
34 °
qua
36 °