InternacionalIrã diz que acordo com EUA “nunca esteve tão próximo” de se...

Irã diz que acordo com EUA “nunca esteve tão próximo” de se concretizar

Por Isabella de Paula

Por Isabella de Paula

12/06/2026 às 13:00

12/06/2026 às 13:00

Ouça este conteúdo

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmou nesta sexta-feira (12) que um memorando de entendimento com os EUA "nunca esteve tão próximo" e garantiu que seus detalhes seriam divulgados "no devido tempo".

"O Memorando de Entendimento de Islamabad nunca esteve tão próximo. Enquanto não for finalizado, a imprensa deve se abster de especular sobre seu conteúdo. De acordo com nossa abordagem responsável e transparente, todos os detalhes serão compartilhados com o público no devido tempo", disse Araqchi em uma mensagem no X.

Apesar da afirmação do presidente dos EUA, Donald Trump, de que Washington e Teerã haviam chegado a um "grande acordo" que poderia ser assinado neste fim de semana na Europa, veículos de imprensa americanos e iranianos divergiram sobre seu conteúdo.

Nesta sexta-feira, a agência de notícias oficial IRNA declarou que o acordo alcançado com os EUA é apenas um "memorando de entendimento" que estava "quase finalizado", após o qual as negociações para o "acordo final" continuariam. A IRNA enfatizou que o Irã permanece firme em suas linhas vermelhas.

Segundo a IRNA, o acordo alcançado por ambas as partes não inclui tratados nucleares nem o levantamento das sanções americanas contra o Irã. Essas duas questões serão abordadas em novas negociações que começarão dentro de 60 dias.

A compensação ao Irã pelos danos causados ​​pela guerra também será incluída nessas negociações. Além disso, a IRNA insiste que o Irã entra nas negociações com "total desconfiança da outra parte" e está "totalmente preparado para enfrentar qualquer quebra de promessa ou engano".

Em resposta a essas reportagens, Trump afirmou nesta sexta que "os termos que o Irã vazou para a mídia de 'notícias falsas' não têm nada a ver com os termos acordados por escrito", acusando o lado iraniano de ser "muito desonesto" e alegando ser impossível "negociar de boa fé" com eles.

"O que eles disseram, incluindo sua declaração fraca e patética sobre a existência de um acordo, não tem nenhuma relação com a verdade", escreveu Trump na Truth Social.

"O que eles disseram, incluindo sua declaração fraca e patética sobre a existência de um acordo, não tem nenhuma relação com a verdade", escreveu Trump. Esses anúncios de possível progresso no diálogo surgem após dois dias de fogo cruzado, que marcaram a pior escalada militar entre os dois países desde o início do cessar-fogo, em 8 de abril.

VEJA TAMBÉM:

EUA e Irã podem assinar memorando de entendimento em Genebra no domingo, diz agência

Índia protesta contra os EUA após ataque contra petroleiro matar três cidadãos do país

Trump diz que “pontos finais” de acordo com o Irã foram aprovados e cancela novos ataques

Você pode se interessar

Figurinhas da Copa geram onda de furtos de rótulos de Coca-Cola

Figurinhas da Copa geram onda de furtos de rótulos de Coca-Cola

A região que quer ser referência mundial de inovação em proteínas

A região que quer ser referência mundial de inovação em proteínas

Henry Nowak: o jovem britânico que morreu por ser branco

Henry Nowak: o jovem britânico que morreu por ser branco

Casal condenado por homeschooling: "Educar nossos filhos é crime?"

Casal condenado por homeschooling: "Educar nossos filhos é crime?"

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Rejeição de nova delação coloca Vorcaro em situação crítica com risco de volta à cela comum

Celulares e pornografia ajudam a explicar a queda histórica da natalidade

Tentativa de esconder documentos sobre bets gera nova crise de credibilidade ao governo

Flávio Bolsonaro pede depoimento de María Corina em ação por suposta ofensa a Lula

Tudo sobre:

Donald Trump

EUA – Estados Unidos

Irã

Washington

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
23 ° C
23 °
23 °
100%
0m/s
100%
sáb
36 °
dom
29 °
seg
32 °
ter
30 °
qua
37 °