Intenção de compra
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, anunciou na quinta-feira (4) o interesse do governo brasileiro em adquirir mais 20 caças Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB). A intenção foi formalizada em uma declaração assinada entre os governos dos dois países para ampliar a cooperação na área de defesa.
O anúncio foi feito em Estocolmo, durante coletiva de imprensa conjunta com o ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson. Segundo o ministro sueco, o Brasil manifestou disposição para ampliar a encomenda original, feita em 2014, de 36 aeronaves Gripen E/F adquiridas junto à fabricante Saab.
Detalhes do acordo
José Múcio afirmou que o interesse em um segundo lote reflete os resultados da cooperação entre os dois países. “Essas aeronaves adicionais demonstram o sucesso da nossa parceria”, declarou o ministro brasileiro.
Além da possível ampliação da frota, Brasil e Suécia assinaram um memorando de entendimento para aprofundar a cooperação bilateral em defesa. Entre as iniciativas previstas está a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil voltado à operação, manutenção e modernização dos caças Gripen.
Contexto
O anúncio ocorre em meio a restrições orçamentárias enfrentadas pelo Ministério da Defesa. Neste ano, a pasta foi incluída entre as áreas atingidas por medidas de contenção de despesas adotadas pelo governo federal, com bloqueio de R$ 4,36 bilhões.
Ainda assim, o programa Gripen tem sido tratado como um dos projetos estratégicos das Forças Armadas e da Base Industrial de Defesa, com R$ 1,36 bilhão orçado para 2026.
Novo Gripen
A visita de Múcio à Suécia coincidiu com a apresentação oficial do primeiro Gripen F, versão biposto da aeronave desenvolvida especificamente para atender às necessidades da FAB. O modelo foi exibido pela Saab em cerimônia realizada na cidade de Linköping, na terça-feira (2).
O Gripen F, de dois lugares, é resultado de um programa de desenvolvimento conjunto entre Brasil e Suécia e deverá ser utilizado tanto em missões operacionais quanto no treinamento avançado de pilotos.
Fonte: Gazeta Mundo


