Expansão da Ocupação
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou na quinta-feira (28) que ordenou às Forças de Defesa israelenses (FDI) para expandir a ocupação do território da Faixa de Gaza para 70%.
De acordo com Netanyahu, as forças israelenses já controlam cerca de 60% da região, avançando desde os 50% anteriormente controlados. Em uma conferência na Cisjordânia, ele respondeu a gritos da plateia para que Israel ocupasse 100% de Gaza, dizendo: “Esperem, vamos pela ordem. Primeiro 70%. Comecemos por aí”.
Reações ao Acordo de Cessar-Fogo
O acordo de cessar-fogo assinado em outubro estabeleceu que as FDI recuassem para uma “linha amarela” e controlassem cerca de 53% de Gaza. No entanto, Israel alega que o grupo terrorista Hamas continua representando uma ameaça e, portanto, tem expandido sua presença na região.
O Hamas afirmou em comunicado que essa expansão “constitui uma sabotagem explícita e contínua do acordo de cessar-fogo, uma grave violação de suas disposições e uma tentativa flagrante de impor novos fatos no terreno pela força, com o objetivo de consolidar o controle militar sobre a Faixa de Gaza e minar qualquer chance real de estabilizar a situação ou de fazer com que os esforços de desescalada sejam bem-sucedidos”.
Fonte: Gazeta Mundo


