InternacionalBiden processa Departamento de Justiça para impedir acesso a arquivos em investigação

Biden processa Departamento de Justiça para impedir acesso a arquivos em investigação

Por Isabella de Paula

Por Isabella de Paula

27/05/2026 às 12:41

27/05/2026 às 12:41

Ouça este conteúdo

O ex-presidente dos EUA Joe Biden processou o Departamento de Justiça para impedir a divulgação de gravações de áudio e transcrições relacionadas a uma investigação sobre o manuseio de documentos confidenciais durante seu mandato.

Os documentos estão relacionados a uma entrevista do democrata com o escritor fantasma Mark Zwonitzer para livros de memórias, obtida pelo procurador especial Robert Hur durante sua investigação sobre a retenção de arquivos confidenciais pelo ex-governante.

A defesa de Biden argumenta no processo que o Departamento de Justiça planeja liberar os arquivos para o Congresso e para a Heritage Foundation, em uma clara "invasão injustificada da privacidade do ex-presidente".

O presidente Donald Trump criticou a abertura da ação na noite de terça-feira (26) e chamou Biden de "político corrupto" em uma publicação na Truth Social ao compartilhar um artigo do Just the News sobre o processo contra o Departamento de Justiça.

As investigações do procurador especial contra o ex-presidente democrata duraram um ano e resultaram em um relatório de 345 páginas que questionava a idade e a capacidade mental de Biden durante o mandato. Por outro lado, Hur afirmou não ter encontrado provas suficientes para levar o caso adiante em tribunal.

VEJA TAMBÉM:

Aliado de Trump comemora encontro do presidente com Flávio: “Basta uma eleição para mudar tudo”

Trump passa por novo exame físico e diz estar com saúde “perfeita”

Trump diz que abriu mão de muito dinheiro por fundo e que quer ajudar “agredidos” por Biden

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Agenda com Trump transforma crime organizado em novo eixo de embate entre Flávio e Lula

Governo e deputados aceleram redução de jornada e forçam 5×2 antes da eleição

Lula faz concessões ao Congresso para tentar conter crise com Alcolumbre

Como um documento de 135 anos inspirou a primeira encíclica de Leão XIV

Tudo sobre:

Donald Trump

Joe Biden

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
26 ° C
26 °
26 °
83%
1m/s
100%
sáb
36 °
dom
29 °
seg
32 °
ter
30 °
qua
37 °