InternacionalChina condena ex-ministros da Defesa à pena de morte

China condena ex-ministros da Defesa à pena de morte

Condenação de ex-ministros

A agência estatal Xinhua informou que dois ex-ministros da Defesa da China, Wei Fenghe e Li Shangfu, foram condenados à morte com suspensão condicional da pena por dois anos.

As sentenças por acusações de corrupção foram proferidas pela Justiça Militar da China. Wei foi ministro da Defesa chinês entre 2018 e 2023 e Li exerceu o cargo entre março e outubro de 2023.

Motivos da condenação

A Xinhua informou que Wei foi condenado pelo crime de aceitar suborno, e Li, pelos crimes de aceitar e oferecer suborno. Os dois ex-ministros também perderam direitos políticos para o resto da vida e todos os seus bens pessoais serão confiscados.

A pena de morte com suspensão condicional é um instituto jurídico comum na China e significa que, caso os condenados apresentem bom comportamento e não cometam novos crimes no período estipulado, a pena é comutada para prisão perpétua.

Contexto da condenação

Os dois ex-ministros foram alvos de uma ampla campanha de “expurgos” na cúpula militar chinesa promovida pelo ditador Xi Jinping. Tal operação, que analistas internacionais apontam que é motivada mais por disputas por poder do que por combate efetivo à corrupção, também atingiu altos comandos da Força de Foguetes, responsável pelo arsenal nuclear do país, e outras figuras de alto escalão.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
céu limpo
33 ° C
33 °
33 °
49%
1.5m/s
0%
sáb
32 °
dom
31 °
seg
31 °
ter
30 °
qua
35 °